Controle Interno

O que fazemos?

A Unidade de Controle Interno (UCI) do Detran-AM foi criada para adotar mecanismos que assegurem o cumprimento das exigências legais, a fidedignidade das informações divulgadas, proteção ao erário e a otimização na aplicação dos recursos públicos, possibilitando segurança jurídica para atuação dos gestores e melhores resultados para a sociedade.

A UCI é a responsável por verificar processos, atos e procedimentos realizados por seus agentes e/ou responsáveis, propondo mudanças e visando a legalidade, moralidade, economicidade e demais princípios da Administração Pública, sendo possível garantir a sociedade que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente, conforme previstos nas leis e regulamentos.

Esta controladoria foi criada conforme Decreto nº 42.827, disponível no Diário Oficial do Estado do dia 01 de outubro de 2020 e Portaria nº 41/2021-DETRAN/AM de 9 de março de 2021.

Atribuições

1) Atividade de Apoio

  • Acompanhamento/interpretação da legislação;
  • Orientação na definição das rotinas internas e dos procedimentos de controle;
  • Orientação à administração;
  • Controle e acompanhamento do Portal de Transparência do DETRAN/AM;
  • Apoio e assistência a Ouvidoria Interna .

2) Atividades de Controle

  • Exercício de controles, conforme estabelecido na Constituição Federal, e na Lei de Responsabilidade Fiscal.

3) Atividade de Auditoria

  • Realização de auditorias contábeis, operacionais, gestão, patrimoniais e informática em todas as áreas das Administrações.

Contatos

Telefone: (92) 3643-0005

E-mail: uci@detran.am.gov.br

Ceceliene R. Pedrosa – Diretora de Controle Interno

Romeu Guimarães Carneiro – Assessor

Eventos

1º Encontro de Controle Interno

Acesse a notícia: Detran Amazonas promove 1º Encontro de Controle Interno

Acesse a notícia: Detran Amazonas encerra o 1º Encontro de Controle Interno

Relatório Anual

Reuniões

1ª Reunião de Alinhamento

1ª Reunião de Alinhamento – 05 de março de 2024

A Controladoria Interna do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promoveu uma reunião, na segunda-feira (05/03), na sede da instituição, com objetivo de otimizar e aprimorar os procedimentos administrativos internos. Foram discutidos a revisão dos processos existentes, identificação de áreas para melhorias, implementação de novas estratégias e a simplificação dos fluxos de trabalho.

A reunião visa garantir, também, que os procedimentos administrativos sejam eficientes e alinhados com as melhores práticas, representando um marco importante em nosso contínuo esforço a fim de aprimorar nossas operações e proporcionar um ambiente de trabalho ainda mais produtivo, o que resultará um atendimento mais eficiente e desburocratizado aos nossos usuários.