Leilão


O que é?

É o procedimento pelo qual o veículo apreendido ou removido a qualquer título e não reclamado por seu proprietário dentro do prazo de 60 (sessenta) dias, contado da data de recolhimento, será avaliado e levado à hasta pública, a ser realizado preferencialmente por meio eletrônico, conforme artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro.

 

Quem pode utilizar este serviço?

ATÉ QUANDO O PROPRIETÁRIO PODERÁ RETIRAR O VEÍCULO INDICADO A LEILÃO?

A restituição do veículo removido só ocorrerá mediante prévio pagamento de multas, taxas e despesas com remoção e estada, além de outros encargos previstos na legislação específica, cujo procedimento de liberação deverá ser finalizado até a véspera do leilão.

Link para início do processo de liberação de veículo removido: https://www.detran.am.gov.br/servicos/agendamento-parqueamento/

 

COMO PODEREI ACOMPANHAR OS LEILÕES REALIZADOS PELO DETRAN-AM?

O Usuário deverá realizar o seguinte procedimento:

1º Acessar o site https://www.detran.am.gov.br/leiloes/

2º Escolher o ano relativo ao leilão;

3º Por fim abrir o edital do leilão a ser realizado.

O edital conterá as regras e normas do leilão, bem como identificar os veículos que estão inscritos na hasta pública a ser realizada.

QUAL A CLASSIFICAÇÃO DOS BENS OBJETOS DO LEILÃO?

VEÍCULOS SUCATAS: Os veículos que não estão aptos à circulação em via pública e, consequentemente, deverá ter seu registro baixado na Base Estadual e no Renavam. Suas peças, entretanto, estarão liberadas para comercialização.

VEÍCULOS CONSERVADOS: Os veículos considerados aptos a permanecer em circulação, que poderão ter seu registro na Base Estadual e no Renavam, transferido para outro proprietário e licenciados normalmente.

DE QUE FORMA O LEILÃO SERÁ REALIZADO?

A Hasta Pública (Leilão) será conduzida e levada a efeito pelo Leiloeiro Oficial, na modalidade on-line, devendo o interessado estar previamente cadastrado no site do leiloeiro oficial responsável pelo leilão.

 

QUAL SITE DEVO ESTAR PREVIAMENTE CADASTRADO PARA PARTICIPAR DO LEILÃO ON-LINE?

Todos os participantes do leilão deverão ter cadastro no site: www.wrleiloes.com.br. Após o cadastro o interessado deverá realizar login para ter acesso à plataforma de leilão on-line.

 

CASO O VEÍCULO LEILOADO POSSUA DÍVIDA FINANCEIRA (ALIENAÇÃO FINANCEIRA E/OU LEASING), O ARREMATANTE TERÁ ALGUM PROBLEMA COM A INSTITUIÇÃO FINANCEIRA?

Nenhum débito anterior ao leilão será cobrado do novo proprietário (arrematante), referente ao gravame (Alienação Financeira e / ou Leasing), a Instituição Financeira fará a cobrança ao antigo proprietário. O veículo adquirido no leilão ficará livre de qualquer restrição dessa natureza.

 

QUAL O PERÍODO DE INSPEÇÃO VISUAL DOS VEÍCULOS?

É assegurado a todo interessado o direito de inspecionar, visualmente, todos os veículos automotores, nos dias e horários a serem divulgados por este órgão, razão pela qual ninguém poderá, posteriormente, alegar desconhecimento do estado de conservação dos bens, objetos do presente leilão.

 

ONDE OCORRERÁ A INSPEÇÃO VISUAL DOS VEÍCULOS?

A inspeção visual dos veículos indicados a Leilão ocorrerá no pátio da WR Leilões, localizado à Rodovia Manoel Urbano – AM, quadra O, número 07, Cacau Pirêra – Iranduba/AM CEP: 69045-000.

 

QUAIS AS RESPONSABILIDADES DO ARREMATANTE?

O arrematante será responsável pelo pagamento dos serviços de mudança de categoria e de município, caso haja necessidade; transferência de propriedade; por realização de vistoria em Empresas Credenciadas de Vistoria – ECV; por remarcação/regravação de motor/chassi em empresas credenciadas, caso haja necessidade; pela confecção de placas pré-mercosul ou a MERCOSUL, caso haja necessidade; por mudança de característica ou cor e por confecção da chave de ignição, caso haja necessidade.

De igual forma, o arrematante será responsável pela desvinculação da placa de aluguel, descaracterização do veículo, IPVA do ano corrente ou sua proporcionalidade, a depender do caso, dentre outras que possam estar previstas no edital de regras do leilão.

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA TRANSFERÊNCIA DE PROPRIEDADE

Leilão DETRAN/AM:

– Nota de venda em leilão original;

– Vistoria em quaisquer das empresas credenciadas – ECVs;

– Documentação do arrematante (original e cópia);

– Comprovante de residência do arrematante atualizado;

Obs.: Assinatura do arrematante não necessita de reconhecimento em cartório, já a assinatura do leiloeiro deverá ser reconhecida em cartório ou de forma digital.

 

QUANDO O ARREMATANTE PODERÁ REVENDER O VEÍCULO?

O veículo estará livre e desimpedido para outros negócios, após a primeira transferência em nome do arrematante.

 

COMO CONSULTAR O EDITAL DE NOTIFICAÇÃO AOS PROPRIETÁRIOS DOS VEÍCULOS QUE SERÃO LEVADOS LEILÃO?

O Usuário deverá acessar o link https://www.detran.am.gov.br/editais/, depois clicar na pasta referente ao ano, e depois na guia Resenha de Notificação de Leilão. Nessa guia o usuário deverá baixar o edital de notificação aos proprietários dos veículos que serão levados a leilão, e consultar a placa desejada.

 

                                      

OUTRAS INFORMAÇÕES

Em caso de dúvidas ou informação a respeito do prazo de regularização do leilão, entrar em contato com a Gerência de leilão do Detran-AM através do número (92) 3643-0034, durante o horário de expediente, das 08 às 14 horas, ou pelo email: leilao@detran.am.gov.br.