Acessibilidade

Troca de Categoria


Agendar Atendimento

O que é?

Serviço para troca de categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) atual. Necessário agendamento para realização do serviço.

O procedimento também  pode ser realizado no Centro de Formação de Condutores (CFC) de sua preferência.

O usuário pode obter a habilitação numa categoria superior à atual. O candidato não pode ter cometido infração gravíssima ou grave ou ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 (doze) meses. A mudança de categoria deve obedecer às regras abaixo:

  • “B” para “C”– Somente após ter cumprido um ano na categoria “B”;
  • “B” para “D”– Somente após dois anos na categoria “B” e ser maior de 21 anos;
  • “B” para “E”– Esta mudança não é permitida;
  • “C” para “D”– Somente após um ano na categoria “C” e ser maior de 21 anos;
  • “C” para “E”– Somente após um ano na categoria “C” e ser maior de 21 anos;
  • “D” para “E”– Somente após um ano na categoria “D”. (Apenas se o condutor for proveniente de categoria “B” sem ter passado pela categoria “C”)

OBS: Condutores que irão migrar paras as categorias C, D ou E deverão realizar o exame toxicológico nos Laboratórios Credenciados pelo Denatran, antes da emissão da taxa de serviço.

Quem pode utilizar este serviço?

Condutores habilitados.

Quais as etapas para realizar este serviço?

1. Candidatos que forem realizar o processo diretamente no Detran;

Agendar o atendimento para o serviço de “Troca de Categoria

2. Candidatos que forem realizar o processo diretamente na auto-escola;

Procurar a auto-escola de preferência a qual poderá emitir a taxa de serviço para iniciar o processo.

Canais de atendimento:

3. Comparecer no Posto de Atendimento do Detran (somente com agendamento) ou auto-escola para abertura do serviço de “Troca de Categoria”;

Neste dia, o candidato deverá:

  1. Apresentar toda a documentação requisitada;
  2. Efetuar o pagamento das taxas do DETRAN e da Clínica;
  3. As taxas deverão ser pagas nos Bancos Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Brasil ou terminais de auto atendimento e aplicativos dos referidos bancos;
  4. Coletar fotos e digitais

4. Comparecer à clínica informada para realização da avaliação psicológica e do exame de aptidão física e mental;

A clínica é escolhida por sorteio. O candidato deverá verificar no boleto da Troca de Categoria qual foi a clínica sorteada, contendo o endereço, o telefone para contato e o horário de funcionamento da mesma.

Caso o usuário queira incluir Atividade Remunerada, além do exame médico será necessário realizar o exame psicológico.

5. Aulas práticas e exame de direção;

Os usuários deverão realizar as aulas práticas na auto-escola de sua preferência. Após cumprir a carga horária exigida, marcar o exame de direção.

6. Recebimento da CNH

Receber na auto-escola onde o processo foi realizado em até cinco dias úteis após a publicação do resultado no site do Detran-AM.

Documentação necessária 

  • Original e cópia RG ou documento oficial com foto equivalente à CNH (Passaporte, CTPS e Carteira de Conselhos);
  • Original e cópia CPF;
  • Original e cópia do Comprovante de Residência Atualizado (últimos 3 meses). Comprovantes aceitos: Conta da Águas de Manaus,  Amazonas Energia, Conta de Telefone Fixo, Carnê do IPTU,  Fatura de Cartão de Crédito e Telefone móvel (as duas últimas somente no nome do candidato);
  • Original e cópia da Declaração de Vida e Residência expedida por autoridade policial, caso o candidato não possua qualquer comprovante de residência;
  • O comprovante a ser apresentado, são os exigíveis na Portaria 5046/2018-DETRAN/AM/DP/AJUR(disponível no site do Detran/AM), todos devidamente autenticados em cartório ou conferidos com o original pelo servidor responsável pelo atendimento.

Outras informações

Processos para primeira habilitação iniciados antes de junho de 2018 poderão agendar o recebimento da CNH na sede do Detran-AM. Posterior a esta data, o recebimento somente no CFC onde foi emitido a última LADV;

Quanto à apresentação de documentos (CRV, Procuração e etc) os quais estejam reconhecidos/autenticados em cartório fora do estado, necessário se fazer endosso no referido documento em cartório local.