Detran-AM atua 130 motoristas e apreende 109 veículos durante blitz da Lei Seca no final de semana
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) apreendeu 109 veículos durante as ações de fiscalização da Lei Seca, no final de semana, por apresentarem diversas irregularidades. Entre quinta-feira e a madrugada de segunda-feira os agentes do Detran-AM autuaram 130 condutores por praticas delituosas no trânsito, 16 deles por embriaguez ao volante.
Dos 16 motoristas autuados por embriaguez, dois deles apresentaram teor alcoólico acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, no teste do bafômetro, e foram apresentados no 15º DIP e vão responder além do processo administrativo a processo criminal, podendo cumprir detenção de seis meses a três anos, multa, e suspensão do direito de dirigir.
Os agentes do Detran-Am apreenderam uma motocicleta com restrição de roubo. Também foram recolhidos 37 CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Os veículos estavam com licenciamento anual em atraso e foram apreendidos.
As ações de fiscalização da Lei Seca do Detran-Am foram realizadas com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, policiais da Rocam e também em parceria com a Polícia Civil, nas operações coordenadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.
A penalidade administrativa, conforme o artigo 165 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), para quem é flagrado no teste do etilômetro (bafômetro) é de multa de R$ 1.915,30, recolhimento da habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além da retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado. Na penalidade criminal, o condutor será encaminhado à delegacia para cumprir detenção de seis meses a três anos, multa, e suspensão do direito de dirigir.