Transferência de veículo de outra UF

O que é?

É o processo de transferência do veículo de qualquer unidade da Federação para o Estado do Amazonas.

Quem pode utilizar este serviço?

Proprietário do veículo ou seu procurador legal (neste caso, observar as exigências contidas na Portaria nº 75/2016, disponível no site do Detran/AM.

Proprietário de veículo já licenciado no exercício na UF de origem do veículo

Caso o veículo seja financiado, o referido financiamento deve estar devidamente baixado junto a instituição financeira.

O veículo não deve possuir restrições judiciais, administrativas, multas e quaisquer impedimentos junto a UF de origem do veículo.

Quais as etapas para realizar este serviço?

• Realizar pré-cadastro no site da Sefaz ou fazê-lo presencialmente no Posto da Sefaz que fica nas dependências do Detran Sede.
  • Se o veículo for categoria aluguel, apresentar autorização da SMTU(Superintendência Municipal de Transportes Urbanos) caso o veículo esteja registrando no município de Manaus, caso esteja registrando em outro município, apresentar autorização da respectiva prefeitura para realização do pré-cadastro na categoria aluguel.
  • Realizar o Laudo de Vistoria em uma das ECV’s, mediante a apresentação do CRV original do veículo.
  • No dia agendado, serão entregue as taxas do serviço, as quais deverão ser pagas no mesmo dia da emissão, mediante a apresentação dos documentos exigíveis para o serviço, bem como será feito o devido encaminhamento do solicitante ao guichê da Central de Placas para a emissão do boleto das placas ou tarjetas, dependendo do caso.
  • Efetuar o pagamento no mesmo dia da emissão das guias, no Banco Bradesco ou terminais de auto-atendimento e aplicativos do referido banco.
  • Após 24 horas do pagamento, o proprietário poderá se dirigir ao Posto de Vistoria do Detran no São Francisco, para recebimento das placas ou tarjetas do veículo.
  • Caso seu local de atendimento tenha sido o Shopping Cidade Leste, observar disponibilidade de agendamento para recebimento do CRV.
  • O prazo para recebimento do CRV está descrito na guia de pagamento do Detran.
  • Após recebimento das placas ou tarjetas e CRV, dirigir-se ao Posto de Vistoria do Detran no São Francisco para colocação do selo (lacre) do veículo.
  • Caso a placa já seja refletiva, o boleto a ser gerado pela Central de Placas é apenas da tarjeta, caso contrário, a Central de Placas gerará o boleto das placas.

Documentação necessária

Do veículo

• CRV original
  • Cópia do comprovante do pagamento do Seguro Obrigatório (licenciamento do ano vigente) pago na UF de origem .
  • Autorização do SMTU (para veículos cadastrados como aluguel)
  • Pré-cadastro realizado pela SEFAZ
  • Laudo de Vistoria física original realizada em uma das ECV,s(Empresa Credenciada de Vistoria)

Do proprietário pessoa física

• RG ou documento oficial equivalente – cópia e original
  • CPF – cópia e original
  • Comprovante de Residência (últimos 3 meses) – cópia e original

Comprovantes aceitos: Conta da Manaus Ambiental, Amazonas Energia, Telefone Fixo, IPTU, Certidão de endereço expedida por autoridade policial (quando for o caso) e Faturas de Cartão de Crédito e Telefone móvel, estas duas últimas,  só serão aceitas em nome do proprietário do veículo.

Do proprietário pessoa jurídica

• Cópia do CNPJ
  • Cópia do Contrato Social e alterações (se houver) ou documento equivalente (Ata, Estatuto, Portaria de nomeação, etc)
  • Original e Cópia do RG do representante legal da empresa ou documento oficial equivalente CNH (Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social(CTPS) e Carteira de Conselhos)