Detran-AM leva ação educativa a shopping de Manaus


Durante 12 dias equipes de educadores do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) estiveram no shopping Ponta Negra para uma ação de abordagem educativa sobre segurança no trânsito, em alusão ao Maio Amarelo. As ações, que iniciaram no dia 29 de maio e encerraram no último domingo (9/6), atingiram diretamente mais 300 pessoas que passavam pelo shopping no momento das abordagens.

Foto: Ascom Detran-AM

Na busca pela redução dos índices de mortes e feridos no trânsito, o Detran-AM tem somado esforços com a iniciativa privada e setores da sociedade civil organizada para difundir a importância de boas práticas no uso compartilhados das vias.

A ação no shopping, por exemplo, contou com abordagens, distribuição de material educativo, jogos direcionados ao público adulto, juvenil e infantil, e demonstração do uso do bafômetro. As atividades reforçavam a importância dos equipamentos de segurança, como a cadeirinha, o bebê conforto e o assento de elevação.

Fernanda Dias e sua filha Maria, que passavam pelo local, conversaram com os educadores que estavam no shopping. Fernanda ficou surpresa ao saber que sua filha de 6 anos ainda precisa usar o assento de elevação. “Eu realmente não conhecia esse equipamento. Ele realmente deixa a criança mais segura, porque evita que o cinto de segurança machuque a criança em uma parada brusca”, afirmou.

Foto: Ascom Detran-AM

Dentre os temas apresentados pelos agentes, estava a responsabilidade de passageiros e pedestres, bem como a importância do respeito mútuo no trânsito. O Detran-AM tem o compromisso de buscar mudanças coletivas que produzam efeitos reais e imediatos no trânsito, reduzindo o número de acidentes e defendendo a vida.

Foto: Ascom Detran-AM

Maio Amarelo – É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo da iniciativa é promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.