Proprietários de veículos com placas de final 9 têm até 29 de novembro para pagamento do IPVA

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) alerta que proprietários de veículos com placas de final 9 no Amazonas devem efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até o dia 29 de novembro. A data é o prazo final para o pagamento em cota única do imposto e do licenciamento veicular.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, reforça que o pagamento do IPVA é uma das etapas para realizar o licenciamento do veículo, que abrange o pagamento do Seguro DPVAT, taxas do Departamento de Trânsito e multas, se houver. O licenciamento é um procedimento anual e obrigatório que autoriza o veículo a circular pelas vias, atestando que o automóvel se encontra em conformidade com as normas de segurança.

No ranking das infrações mais flagradas em operações de trânsito realizadas pelo órgão, conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado aparece em primeiro lugar. De janeiro a outubro de 2019, foram registrados 9.350 autos desse tipo de infração, o que corresponde a 24% a mais se comparada ao mesmo período de 2018, quando foram 7.517 motoristas foram autuados por dirigir com licenciamento atrasado.

A infração é gravíssima e gera multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para esse caso, o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ainda prevê a remoção do veículo.

Após a quitação dos débitos, os proprietários devem agendar, por meio do site do Detran-AM, o local, data e horário para recebimento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV).

FOTOS: Cláudio Heitor/Arquivo Secom

????????????????????????????????????