Débitos veiculares podem ser parcelados em até 12 vezes no cartão de crédito

Os motoristas que estão com licenciamento de veículos em atraso possuem mais uma opção para quitar os débitos veiculares no Amazonas. Em Manaus e nos municípios de Manacapuru, Iranduba e Parintins, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) atua com quatro empresas credenciadas que parcelam os débitos veiculares em até 12 vezes no cartão de crédito, além de receber pagamentos à vista no débito.

As empresas Control Life, Nyata, PingPag e Zignet são financeiras gestoras de pagamentos credenciadas junto ao Banco Central e ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressalta que a medida é uma opção para os proprietários dos veículos regularizarem suas pendências.

“A metodologia é simples e, ao mesmo tempo, traz um grande beneficio, pois a população pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito, ou pagar no débito, e ter seu veículo regularizado, restando somente uma relação contratual entre o usuário e a empresa facilitadora do cartão de crédito”, disse Sá.

A Resolução 736 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece e normatiza os procedimentos para arrecadação e repasse dos valores arrecadados por meio do pagamento parcelado de multas de trânsito. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes, em negociação direta do devedor com as operadoras de cartões. Estas empresas, por sua vez, ficam responsáveis pela quitação da dívida, à vista, junto ao Detran-AM.

Em Manaus, as financiadoras estão instaladas na sede do Detran-AM, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 2.884, Parque Dez de Novembro, e nos seguintes locais: PAC Alvorada, PAC Galeria dos Remédios, PAC Educandos, PAC Sumaúma Shopping, Shopping Cidade Leste, Shopping Ponta Negra, Shopping Vianorte e UAI Shopping, além dos Postos de Atendimento Descentralizados (PADs) em Manacapuru, Parintins e Iranduba.

Multas – Entre janeiro e outubro deste ano, 9.350 motoristas foram multados por estarem com o licenciamento do veículo em atraso no Amazonas. A multa, no valor de R$ 293,47, é gravíssima, e o condutor terá 7 pontos adicionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo pode ser recolhido ao parqueamento do Departamento caso seja flagrado em alguma blitz.

Pagamento Itinerante – Em abril deste ano, o Detran-AM implantou o “Pagamento Itinerante”, por meio do qual o proprietário de veículos com licenciamento em atraso pode quitar os débitos veiculares durante as blitze de trânsito. O pagamento também pode ser efetuado com parcelamento via cartão de crédito, ou à vista no débito. A modalidade evita que os veículos sejam removidos para o parqueamento.

FOTOS: Paulo Bahia