Passo a passo para fazer o licenciamento pela internet

O primeiro passo é acessar o site digital.detran.am.gov.br e escolher a opção “Veículos”. Em seguida, deve clicar no item “Licenciamento Anual”. Na próxima tela, basta informar o número do Renavam ou do chassi do veículo, marcar a caixa “Não sou robô” e, em seguida, selecionar “Pesquisar”.

Feito isso, abre-se uma tela com várias opções. Basta escolher licenciamento anual, depois clicar no botão “Gerar protocolo” e, por fim, “Imprimir taxas e IPVA”.

Depois de efetuado o pagamento, o usuário espera dois dias úteis para imprimir o documento direto. Para isso, basta ele retornar ao mesmo site usado para o licenciamento (digital.detran.am.gov.br). Porém, para fazer a impressão, é necessário que o proprietário legal do veículo faça um cadastro no site, caso não tenha. Esse passo a passo está disponível em uma cartilha no site do Detran-AM (detran.am.gov.br).

Já cadastrado, o usuário faz o login no portal de serviços e vai na opção “Veículos associados”. Depois basta acessar Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) Eletrônico e imprimir o documento em qualquer impressora.

Se tiver mais dúvidas, acessa nossa cartilha que ensina esse e os demais passos para imprimir o CRLV tanto para pessoa física quanto para jurídica.