Nas semanas do Natal e Ano Novo, Detran-AM flagra 179 motoristas embriagados em Manaus; 13 são presos

Ações de educação e fiscalização do órgão alcançaram mais de 7.600 pessoas

Foto: Paulo Bahia

Nas semanas do Natal e Ano Novo de dezembro de 2019, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) alcançou 7.698 pessoas durante as ações de fiscalização e educação de trânsito realizadas em várias zonas de Manaus. No período, foram flagrados 179 motoristas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica e foram presas 13 pessoas pelo crime embriaguez ao volante. Durante todo o mês de dezembro, foram flagrados 300 motoristas embriagados.

As informações foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (1º/01), pelo diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, que também apresentou os resultados das operações realizadas na noite de fim de ano.

Foto: Paulo Bahia

As equipes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), Educação de Trânsito realizaram ações educativas na tarde desta terça-feira (31/12), nas áreas onde aconteceram as principais festas – Ponta Negra, Educandos e Jorge Teixeira. Nos três pontos, cerca de 1.500 pessoas receberam material educativo com orientações sobre cuidados no trânsito.

Foto: Paulo Bahia

Lei Seca no Réveillon – Durante a noite da virada do ano, foram montadas blitze da Lei Seca para coibir motoristas embriagados. Com um efetivo de aproximadamente 80 agentes do Neot, da Polícia Civil e do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), o Detran-AM realizou ações em cinco locais, sendo três pontos fixos e dois itinerantes, atingindo assim todas as zonas de Manaus.

Foram abordados 850 veículos e, dos 843 testes do bafômetro realizados, 56 deram positivo para o consumo de bebida alcoólica. Um homem foi preso por apresentar teor alcoólico maior que 0,33mg/l, sendo encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Ao todo, foram realizados 358 autos de infração, e foram removidos 74 veículos, sendo 32 carros e 42 motocicletas, ao parqueamento do órgão. Foram ainda recolhidas 45 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 47 Certificados de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) durante as ações.

Fiscalização em dezembro – No último mês de 2019, por conta das festas de fim de ano, o Detran-AM reforçou as blitze de fiscalização. No período, foram realizadas 26 operações da Lei Seca, que resultaram no flagrante de 300 motoristas dirigindo após ingerir bebida alcoólica; do total, treze foram presos.

Ao todo, 5.847 veículos foram abordados pelos agentes de trânsito, 2.220 autos de infração foram emitidos e 4.360 testes de bafômetro foram realizados. Também foram removidos 450 veículos, e 261 CNHs e 340 CRLVs foram recolhidos.

Foto: Paulo Bahia

Lei Seca 2019 – Entre os meses de janeiro e dezembro de 2019, o Detran realizou 272 operações em Manaus e em oito municípios do estado, em um crescimento de 73% em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 157 operações. Nos 12 meses de 2019, o Departamento realizou 28.239 testes de alcoolemia, popularmente conhecido como “bafômetro”, flagrando 2.530 motoristas alcoolizados.