Operação conjunta recolhe duas motos adulteradas na Comunidade Bela Vista, em Manacapuru

Uma operação conjunta do sistema de segurança pública do Amazonas recolheu duas motocicletas adulteradas na comunidade Bela Vista, no Km 55 da rodovia AM-070, na região do município de Manacapuru. Uma moto estava com o chassi raspado, e a outra com numeração adulterada. A ação ocorreu no final da tarde de quarta-feira (09/10).

Realizada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação envolveu Polícia Civil, Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot).

Além dos veículos roubados, os agentes recolheram dois caminhões e uma moto por diversas irregularidades. Ao todo, 11 autos de infração foram aplicados e sete Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) foram recolhidos. Das 11 infrações, três veículos foram multados em razão da nova redação dada ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pela Lei 13.855, conhecida como lei de transporte pirata, que entrou vigor esta semana e que estabeleceu multa e recolhimento de veículos de transporte escolar e de passageiro irregulares.

A legislação classifica como infração gravíssima o transporte irregular de estudantes, que passa a ser punido com multa no valor de R$ 293,47, multiplicado cinco vezes, totalizando R$ 1.467,35, além da remoção do veículo.

A ação foi coordenada pelo titular da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, com o apoio do delegado geral da Polícia Civil, Lazaro Ramos, do subcomandante da Polícia Miliar, coronel Silvio Mouzinho, do diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, e do coordenador do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), David Fernandes.

O objetivo foi promover a ordem e bem-estar social no trânsito, além de inibir infrações penais. A ação integrada faz parte da estratégia do Sistema de Segurança Pública do Governo do Amazonas para a redução dos índices de criminalidade e ocorrências no trânsito.

Os agentes montaram uma barreira policial na entrada do ramal da Comunidade Bela Vista, enquanto os policiais faziam incursões em diversas regiões do ramal e da comunidade. A ação ocorreu com base em informações do setor de inteligência do Sistema de Segurança.

Os veículos recolhidos foram removidos para o Parqueamento do Detran-AM, localizado no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus, até que os proprietários regularizem as pendências.

FOTOS: Paulo Bahia