Acessibilidade

Opção para cancelamento de serviços agendados no portal do Detran-AM busca reduzir número de faltosos

De janeiro a outubro, mais de 160 mil pessoas faltaram aos agendamentos no órgão de trânsito, causando alongamento do prazo para novos atendimentos

De janeiro a outubro de 2019, 45% das 357.500 pessoas que agendaram atendimento no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) faltaram ao horário marcado. O percentual representa 160.884 faltosos. No período, 196.616 pessoas compareceram ao agendamento, representando 55%. Com o objetivo de diminuir as ausências, a atual gestão implantou uma opção para cancelar o agendamento, que deve ser feito com pelo menos 24 horas de antecedência.

O agendamento para atendimento é feito pelo portal do Detran-AM (digital.detran.am.gov.br). A falta dos usuários na data agendada é um dos fatores que contribui para que o prazo de atendimento seja longo. Em Manaus, a instituição possui nove postos de atendimento descentralizados, espalhados por todas as zonas da cidade, além da sede do Detran-AM.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressalta que, quando a pessoa não comparece ao agendamento, outro usuário que teria a oportunidade de utilizar esse horário é prejudicado, aumentando o tempo de espera para atendimento.

“Como trabalhamos com agendamento, quando se tem um índice alto de faltosos, isso traz um grande prejuízo para qualidade do serviço, uma vez que aquele agendamento fica reservado e nós deixamos de ofertar essa vaga pra quem realmente quer realizar e precisa do serviço até com uma certa rapidez. Por isso montamos uma ferramenta no nosso próprio site, um botão no portal de serviços e no site institucional para cancelar e agendar atendimento. Caso uma pessoa, por qualquer razão, não possa comparecer no dia e hora agendados, que proceda com o cancelamento desse agendamento. Uma vez cancelado, esse horário será disponibilizado para uma próxima pessoa, o que dará uma agilidade ao nosso serviço e nos permitirá fazer um Detran cada vez melhor”, afirma.

Em todo o ano de 2018, o número de faltosos passou de 155 mil, o que representou 46% das mais de 350 mil vagas agendadas. O usuário que falta o agendamento não sofre nenhuma penalidade, mas causa transtornos para instituição e, principalmente, para a sociedade, que precisa de atendimento. Ao agendar um serviço, aquela data fica fechada para o atendimento, fazendo com que quem precisa de atendimento agende o serviço para uma data posterior.

Em março deste ano, o Detran-AM implantou o agendamento para Pessoa Jurídica (PJ) para otimizar o atendimento. Anteriormente os serviços com hora marcada só eram realizados para Pessoa Física.

Cancelamento – Ao perceber que não poderá comparecer na data agendada, é imprescindível que o usuário cancele o agendamento, permitindo assim que outra pessoa possa utilizar o horário. O cancelamento do agendamento deve ser feito com, no mínimo, 24 horas de antecedência da hora marcada. O serviço deve ser cancelado no portal de atendimentos do Detran-AM (digital.detran.am.gov.br), na mesma opção onde foi realizado o agendamento, no link ‘Consulta de Agendamento’.

FOTOS: Divulgação/Detran-AM