Detran-AM alerta para a importância da segurança no trânsito em Simpósio em Manaus

A participação do órgão no Simpósio faz parte da estratégia para fomentar a educação para o trânsito em todas as esferas da sociedade

O Departamento Estadual de trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), participou do 1° Simpósio da Segurança no Trânsito, no Centro Universitário de Ensino Superior do Amazona (Ciesa). O evento ocorreu na quinta-feira (28/11), na sede da instituição localizada no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. O simpósio teve como objetivo levar informações sobre a importância da segurança no trânsito.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, disse que a participação da autarquia no Simpósio faz parte da estratégia do Detran-AM para fomentar a educação para o trânsito em todas as esferas da sociedade. O simpósio reuniu cerca de 70 alunos da instituição, além de professores e especialistas no assunto.

O evento recebeu a palestra “Segurança de Trânsito”, que contou com a participação do público por meio de debate aberto sobre o tema como forma de conscientização. Durante o debate, foram discutidos temas como a importância das fiscalizações de trânsito para garantir a segurança no trânsito, além do papel e a eficácia das normas e punições legais, o papel do agente educador por meio de orientação e da conscientização de pedestres e condutores de veículos nas vias públicas.

O especialista em trânsito do Detran-AM e professor do Ciesa, Wendell Menezes, foi um dos palestrantes do evento e falou sobre a importância do debate dentro do núcleo educacional. “O simpósio foi um evento aberto para todos os acadêmicos, envolvendo especialistas e professores na área de trânsito, trazendo todas as regras, a história do trânsito e entre outras informações. Os especialistas trouxeram todos os seus conhecimentos e vieram com o intuito de replicar seus conhecimentos para todos que estavam ali presentes e a instituição promoveu esse evento para repassar essa mensagem em parceria com o Detran-AM”, disse.

O objetivo do Simpósio é estabelecer a segurança no trânsito, envolvendo certas áreas da educação. Existem diversos conceitos e práticas para um trânsito seguro, como a direção defensiva, no entanto os casos de imprudência fazem com que aconteçam milhares de acidentes diariamente.

FOTO: DIVULGAÇÃO/DETRAN-AM