Em Novo Aripuanã, Detran-AM entrega 150 kits de segurança para mototaxistas e inaugura posto avançado de atendimento

Ainda na oportunidade, foi entregue à gestão municipal o Projeto de Sinalização Viária criada pela instituição FOTO: Isaque Ramos/Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promoveu, na manhã desta quinta-feira (29/02), no município de Novo Aripuanã (distante 227 quilômetros de Manaus), a entrega de 150 kits de segurança para mototaxistas, oriundos do projeto “Motociclista Legal”, a entrega do Projeto de Sinalização Viária e inaugurou o posto avançado de atendimento daquela cidade. As ações fazem parte do programa “Detran Cidadão do Interior”, que leva aos municípios do Estado atividades e projetos desenvolvidos pela instituição na capital.

Presente na entrega dos kits, ocorrida na Quadra Poliesportiva Sádico Sá, e na inauguração do posto, o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, destacou a importância da interiorização do trânsito, um dos pilares da gestão do governador Wilson Lima – idealizador do programa “Detran Cidadão”, bem como a parceria com a prefeitura do município.

“Estamos muito felizes de poder chegar em Novo Aripuanã. Atendemos ao chamado do prefeito Jocione Souza, que nos procurou, pois sabia da existência do ‘Detran Cidadão no Interior’, e foi em busca de melhorias para a cidade, para a conscientização da população em termos das normas de trânsito e para melhoria de categorias, como é o caso dos mototaxistas”, diz Rodrigo.

Atendimentos

O diretor-presidente ressaltou que apesar das entregas e da inauguração, o trabalho continuará no município. “Nossas ações não são isoladas e esporádicas. Obviamente não temos como estar permanentemente em todos os municípios, mas vamos manter uma base em Novo Aripuanã, com atendimento de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com atendimento veicular, com atendimentos dos programas sociais. Mas muito além disso, com blitze educativas, ações de conscientização, com trabalho de formação de profissionais… porque esse programa é permanente. É determinação do governador Wilson Lima que a gente atenda a população, especialmente do interior de Estado”, salientou.

Ainda na oportunidade, foram entregues os 150 kits de segurança, compostos de capacete e colete de identificação, além dos certificados pela participação nas palestras “A Importância da Fiscalização no Dia a Dia”, “A Importância da Profissionalização do Mototaxista” e outra palestra sobre o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidente de Trânsito (Navat). Também foram entregues os certificados aos guardas municipais que participaram das palestras e receberam, em primeira mão, que, em breve, serão contemplados com o curso de agente de trânsito de forma gratuita.

“O trânsito não é uma ação pública isolada. Ele repercute em várias áreas da sua vida. Especialmente na saúde, quando o assunto é acidente de trânsito. Então existe toda uma repercussão quando o trânsito se torna inseguro. Para isso, estamos aqui. Não adianta chegar, fiscalizar e reprimir. É preciso conscientizar, prevenir e promover a cidadania. Essa é a cara do Detran Amazonas, no governo Wilson Lima”, finalizou Rodrigo.

Histórico
Também durante o evento na quadra poliesportiva, foram entregues as primeiras CNHs naquele município, em decorrência do posto avançado de atendimento, localizado na Agência Municipal de Cidadania, na avenida 16 de Fevereiro, bairro Centro. Anteriormente, os condutores precisavam se deslocar até o município de Apuí (453 quilômetros distante da capital) para receberem o documento.

“Vinha trabalhando essa harmonia com o Detran há um tempo. Esperei dentro do governo Wilson Lima que ele conseguisse reestruturar a instituição. E realmente o Detran agora é outro. E alcançar o interior é o mais importante. Sempre ficávamos em segundo plano. A ideia é educar. Quando existe um trânsito educado, tudo fica melhor. Preservar vidas! Estamos dando um avanço com a chegada do posto de atendimento. O momento é grandioso, histórico e fica marcado”, afirmou o prefeito de Novo Aripuanã, Jocione Souza.

O guarda municipal Barros, que participou da série de palestras educativas, ressaltou que a importância do Detran-AM para o município é valiosa. “Isso irá agregar valor ao trânsito da cidade, vai contribuir muito para a população de modo geral, principalmente para os motociclistas e pedestres. E é gratificante poder fazer parte dessas palestras, capacitações e receber essa certificação. Com elas passamos a entender melhor sobre o trânsito”, reforçou.

O programa “Detran Cidadão no Interior” está em sua 14ª edição. A equipe da instituição chegou ao município nesta terça-feira (27/02) e segue com uma programação até sábado (02/03). Ainda serão promovidas palestras, capacitações e blitze educativas.