Detran-AM comemora 49 anos e encerra Semana Nacional do Trânsito com mutirão de exames práticos de direção

Detran-AM comemora aniversário de 49 anos com mutirão de exames práticos de direção – Divulgação/Detran-AM

No aniversário de 49 anos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), os usuários em processo de habilitação ganharam um presente: o órgão promoveu um mutirão de exames práticos de direção da categoria B, com 765 vagas disponíveis. Pelo menos 585 alunos receberam essa redução no tempo de espera para fazer a prova prática.

Alunos que estavam há quase dois meses à espera de fazer a prova, conseguiram antecipar o exame prático. Isso também beneficiou novos alunos que concluíram as aulas práticas de direção. Eles já conseguiram vagas para a segunda quinzena de outubro. Antes do mutirão, só haviam vagas para dezembro.

O mutirão deste sábado (25/09) aconteceu de 8h às 17h, no Complexo de Exame e Complexo de Treinamento de Direção Veicular (CEDV) e (CTDV), no bairro Colônia Terra Nova, na zona norte. O evento encerra a Semana Nacional do Trânsito (SNT 2021) no Estado.

Dos 51 Centros de Formação de Condutores (CFCs) que receberam o convite para participar do mutirão, 34 adiantaram as provas de seus alunos.

O mutirão beneficiou alunos que estavam há quase dois meses à espera de fazer a prova e, conseguiram antecipar o exame prático. Isso também beneficiou novos alunos que concluíram as aulas práticas de direção

“Minha prova estava marcada para o final de novembro, fiquei surpreso quando a autoescola entrou em contato comigo informando que o Detran iria realizar o mutirão e meu exame seria adiantado. Achei ótimo esse procedimento e tenho certeza que ajudou muito na vida de outros candidatos, assim como na minha”, relatou Avisk Parapisk, candidato que realizou o exame de direção.

Cada CFC ganhou 15 vagas extras do Detran-AM para ofertarem a quem estava com prova marcada, mas o tempo de espera era de até 60 dias para realizar o exame. As vagas foram apenas para categoria B.

“Sabemos que ainda estamos com um agendamento dilatado, mas, aos poucos, estamos reduzindo essa fila de espera, que como todos bem sabem, ocorreu devido à suspensão de nossas atividades em 2020 e em 2021. Se as pessoas lembrarem, até a parada da primeira onda, nossa espera para exames práticos chegavam a 17, 20 dias. E é em busca desse alvo que estamos seguindo. Um exemplo é este mutirão de exames que nós realizamos neste sábado”, pontuou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran-AM.

Fila de espera

Devido à pandemia da Covid-19, em 2020 e entre janeiro e março deste ano, as provas foram suspensas. Com isso, criou-se uma fila de espera que se acumula desde o ano passado. Só nos três meses de 2021, 6.123 exames da categoria B ficaram represados.

Mas o Detran-AM não ficou parado vendo a fila aumentar. Assim que houve a retomada das provas práticas, a Diretoria Técnica elaborou estratégias para ir, aos poucos, reduzindo o tempo entre os exames. Agora, com o mutirão, a fila de espera acumulada tende a ficar bem menor.

Comemoração 49 anos

A comemoração do aniversário do Detran iniciou na quarta-feira (22/09), com atendimentos odontológicos e de saúde pela equipe do Serviço Social da Indústria (Sesi). Até sexta (24/09), 72 pessoas passaram pelos dentistas e 60 pela equipe de enfermagem.

Também na sexta, o Detran Amazonas realizou uma tarde de cuidados para todos os servidores e colaboradores, na sede do órgão. Com a parceria do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) foram realizados cortes de cabelo, esmaltação e massoterapia.

Na sexta-feira (24/09) o Detran-AM presenteou os servidores e colaboradores com uma tarde de cuidados, em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM)

“Eu gostei muito da ação, foi ótimo para todos os servidores, principalmente para as mulheres que gostam de se cuidar com esses procedimentos estéticos oferecidos”, disse a agente de portaria do órgão, Alziane Ferreira.

Semana Nacional de Trânsito

Com a realização do mutirão, o Detran-AM encerra as atividades da SNT 2021 no Estado. Este ano o tema foi “Pedestres e Ciclistas: ver e ser visto”. De 16 a 25 de setembro foram realizadas atividades direcionadas a melhorias no trânsito.

A abertura da SNT 2021 aconteceu no dia 16 de setembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com o 1º Fórum de Trânsito do Amazonas. Foram dois dias de palestras e painéis temáticos com o foco total no trânsito e seus agentes.

Foram promovidos debates entre representantes de órgãos e entidades ligadas ao trânsito e transporte com 350 instrutores de autoescolas

As palestras foram realizadas pelos especialistas em segurança no trânsito Josimar Amaral e Roberta Torres. Os cinco painéis temáticos promoveram o debate entre representantes de órgãos e entidades ligadas ao trânsito e transporte com 350 instrutores de autoescolas.

Os presentes também puderam assistir a uma palestra da Honda, parceira do Fórum, e terem acesso a ações da equipe de Educação para o Trânsito do Detran-AM. Essas ações, inclusive, seguiram por Manaus, ao longo da semana, com blitze educativas em feiras e avenidas, palestras em universidade e empresas, além das apresentações teatrais da Super Turma do Detran em escolas e na Ponta Negra, no dia Mundial sem Carro (22/09). Só lá, mais de 300 crianças aprenderam sobre trânsito brincando.

A equipe de Educação para o Trânsito do Detran Amazonas realizou ações educativas durante a Semana Nacional de Trânsito