Acidentes de trânsito no Amazonas continuam em queda

O número de acidentes de trânsito no estado continua em queda. Nos nove primeiros meses deste ano, a redução chegou a 15,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Só na capital a diminuição foi de 17,6% no período comparado.

De acordo com o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Rodrigo de Sá Barbosa, o resultado é fruto da conscientização dos condutores, aliada a ações de fiscalização dos órgãos estaduais e municipais de trânsito.

“Isso é fruto da intensificação das fiscalizações integradas entre o Detran Amazonas com o IMMU (Instituto Municipal de Trânsito de Manaus) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e, também de um movimento de conscientização do condutor. É comprovado que em 90% dos acidentes de trânsito há uma ação ou omissão humana, e a gente precisa da colaboração dos condutores para manter esses números em queda”, destacou Rodrigo de Sá.

A queda registrada nos nove primeiros meses do ano é puxada principalmente pelos números de acidentes com danos materiais e vítimas lesionadas. Na comparação do período entre 2020 e 2021, a redução chegou a 18,6% (danos materiais) e a 12,6% (vítimas lesionadas) no estado. Já os acidentes com vítimas fatais tiveram crescimento de 11,9% alavancado pelos números do interior, que, nos nove primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, cresceram 42%.

“O que ainda nos traz preocupação e que faz com que os números ainda não sejam tão positivos, são os acidentes de trânsito com vítimas fatais no interior do estado. É um fator preocupante, que a gente atribui muito à desorganização do trânsito em vários municípios. Não é à toa que esse é um tema que a gente vem debatendo desde o início da nossa gestão. A municipalização do trânsito, que significa dizer integrar os municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, é um tema de extrema importância que cabe aos prefeitos”, afirmou Rodrigo de Sá.

O diretor-presidente aponta que o órgão tem ajudado a fomentar esse processo, ao lado do Conselho Estadual de Trânsito. “Mas a gente acredita que um trabalho com mais afinco e um pouco mais intenso, a partir do próximo ano, juntamente com os prefeitos, com sinalização viária, com um trabalho de educação de trânsito, com fiscalização de trânsito, que para muitos é um tema impopular, seja necessário para que a gente possa coibir esse crescimento de mortes no trânsito no interior do estado”.

Números

Em números reais, os acidentes de trânsito no Amazonas, nos nove primeiros meses de 2021, somaram 8.860. Em 2020, no mesmo período, o total foi de 10.544.

Na divisão dos acidentes por tipo, os números na comparação entre 2020 e 2021 no estado são os seguintes:

• Danos materiais: 6.779 (2020) x 5.514 (2021)
  • Vítimas lesionadas: 3.539 (2020) x 3.093 (2021)
  • Vítimas fatais: 226 (2020) x 253 (2021)

Em relação aos acidentes fatais, apesar da elevação registrada neste ano, destaca-se uma redução de 31% na análise dos últimos dois meses (agosto e setembro) deste ano.

De janeiro a setembro deste ano, foram 81 mortes nas vias do interior do Amazonas, contra 57 no mesmo período do ano passado. Em Manaus, esse crescimento foi menor: foram 172 vítimas fatais neste ano contra 169 em 2020.

Agosto e Setembro

A queda nos números de acidentes no Amazonas entre os meses de agosto e setembro foi bem acentuada, chegando a 29,9%. Todos os três índices que compõem o indicador acidente de trânsito sofreram redução.

Entre agosto e setembro, as mortes no trânsito no estado caíram de 29 para 20 ocorrências (-31%). Já os acidentes com danos materiais saíram de 149 para 44 (-70,4%) e os acidentes com vítimas lesionadas reduziram de 213 para 210 (-1,4%).