Vacinação para H1N1 é oferecida a servidores do Detran-AM


O Detran Amazonas, em parceira com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), promovem o “Dia de Vacinação” contra gripe comum e H1N1, contemplando servidores, estagiários, comissionados e terceirizados com imunização, nesta quinta-feira (23/5).

A vacina contra a gripe é segura e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul –Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B –, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A imunização reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos.

A servidora Helaine Labota, subgerente do setor de Educação para o Trânsito, comentou sobre a importância da iniciativa: “Cuidar da saúde dos servidores é uma forma concreta de agradecer pelos serviços de importância que prestamos à instituição”, afirmou.

Sobre a doença

A gripe H1N1 é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial, entre 2009 e 2010.

Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum, e a transmissão também ocorre da mesma forma. No entanto, a gripe H1N1 pode ocasionar complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.

Segundo a OMS, ao todo 207 países e demais territórios notificaram casos confirmados de gripe H1N1 entre 2009 e 2010, quando houve a pandemia da doença. Durante este período, foram quase 9 mil mortos em decorrência da gripe H1N1.