Polícia Civil prende trio e apreende carros, dinheiro e diversas peças de veículos durante operação em conjunto com o Detran-AM

FOTOS: Alailson Santos / PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), em conjunto com integrantes do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), deflagrou na manhã desta segunda-feira (17/6), a operação “Pedestal”, que resultou nas prisões, em flagrante, de três pessoas e no indiciamento de outras duas. Durante os trabalhos foram apreendidos nove carros, diversas peças de veículos desmontados, além de R$ 8,5 mil em espécie.

Conforme o delegado Cícero Túlio, a operação teve por objetivo desarticular o desmonte ilegal de veículos com restrição jurídica, alienados a instituições bancárias, roubados ou furtados, além de coibir a venda ilícita das peças desses veículos desmontados. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais, depósitos de veículos e residências. As ordens judiciais foram expedidas no dia 6 de maio deste ano, pela juíza Margareth Rose Cruz Hoagen, da 4ª Vara Criminal.

Presos – Ao longo da operação as equipes prenderam, em flagrante, Barbosa Nascimento dos Santos, 43, e os irmãos Rogerio Ramos de Holanda, 40, e Roseane Ramos de Holanda, 32, por associação criminosa, adulteração de sinais identificadores de veículos automotores, estelionato e associação criminosa. Outas duas pessoas foram indiciadas por participação nos delitos supracitados.

FOTOS: Alailson Santos / PC-AM

No decorrer da operação “Pedestal” foram apreendidos nove carros que estavam sendo desmontados para a venda das peças, segundo Cícero Túlio. Também foram apreendidas diversas peças de veículos automotores, além de celulares, um notebook e R$ 8,5 mil em espécie.

“Encontramos em alguns depósitos diversos veículos com restrição judicial, configurando a pratica, não só da receptação, mas também de estelionato, tendo em vista que financeiras estão sendo lesadas em razão dos veículos, por estarem financiados, acabarem sendo desmontados. A Justiça também acaba sendo lesada, tendo em vista que existem veículos com restrição judicial que serviriam para a garantia de processos cíveis e trabalhistas, mas que estavam sendo desmanchados sem autorização do Detran-AM”, declarou Cícero Túlio.

Investigação – Durante a coletiva de imprensa, o titular da Derfv explicou que as investigações em torno da operação duraram cerca de três meses, após as equipes da especializada receberem informações da Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

“Os policiais da Seaop-AM informaram que, durante diligências policiais, constataram que uma casa, situada em um condomínio de luxo no bairro Tarumã, zona oeste, estava sendo utilizada para realizar o desmanche de veículos com restrição judicial. Então, iniciamos as diligências e conseguimos identificar a participação de alguns integrantes dessa quadrilha, inclusive com ligação a organizações criminosas responsáveis por delitos como tráfico de drogas e roubos, inclusive a residências”, disse o titular da Derfv.

Foragido – A autoridade policial destacou, ainda, que o alvo principal da operação, identificado como José Sampaio de Souza Júnior, conhecido como “Juninho”, não foi encontrado. Cícero Tulio explicou que “Juninho” é proprietário de uma loja situada no bairro Flores, zona centro-sul da cidade, que realiza a venda de algumas peças de veículos desmontados ilegalmente. “Ele (Juninho) já foi preso por receptação em 2011, no momento em que estava realizando a compra de um veículo roubado. No ano passado ele também foi investigado em razão de delitos como estelionato e receptação. Agora ele encontra-se foragido”, explicou Túlio.

Fiscalização – Durante as fiscalizações, o Detran-AM disponibilizou quatro plataformas e mais de 20 agentes participaram diretamente da operação, dois veículos foram retidos por licenciamento em atraso.

David Fernandes – coord. Neot

De acordo com o coordenador do Neot, David Fernandes, nenhuma das oficinas vistoriadas na manhã desta segunda-feira (17/6) apresentou os documentos necessários para o funcionamento do estabelecimento. “O Detran-AM deu apoio à Derfv com a parte logística, verificando a documentação, como o CNPJ dos desmontes fiscalizados. Existe uma lei específica que estipula que as oficinas que funcionam como desmonte não podem realizar outro tipo de atividade e, durante a ação, foi verificado que nenhuma delas era cadastrada junto ao Detran ou tinha como atividade única o desmonte”, esclareceu Fernandes.

Disque-Denúncia – O titular da Derfv pede a quem puder colaborar com informações sobre a localização de “Juninho”, ligar para o número (92) 99962-2442, o disque-denúncia da Derfv. “Também disponibilizamos o 181, da SSP-AM. Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes”, garantiu Cícero Túlio.

Flagrante – No prédio da especializada, Barbosa, Rogério e Roseane foram autuados em flagrante por associação criminosa, adulteração de sinais identificadores de veículos automotores, estelionato e associação criminosa. Ao término dos procedimentos cabíveis, o trio será levado para audiência da custódia, no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona sul da cidade.