Escola Pública de Trânsito deve ampliar capacitação profissional e abrir novas oportunidades

Escola vai ofertar cursos de capacitação, ações e projetos educativos Fotos: Alex Pazuello/Secom

A Escola Pública de Trânsito (Eptran), inaugurada na terça-feira (30/01), deve trazer benefícios à população ao oferecer espaços dedicados ao ensino teórico e prático, formando condutores conscientes e capacitando profissionais para contribuir com um trânsito mais seguro. A unidade, criada pelo Governo do Amazonas e coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), está situada no Shopping Manaus Via Norte, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus.

A iniciativa despertou o interesse de Jean Wan Damme, técnico de enfermagem que atua em moto resgate, com a prestação pré-hospitalar a vítimas de trauma, principalmente em acidentes de trânsito. Jean busca a qualificação para aprimorar seu currículo e prática profissional.

“Aqui é para compartilhar conhecimento depois de formado, algo essencial para a sociedade e para discutir questões de leis de trânsito. É um upgrade para trabalhar nas motos com mais segurança e compartilhar com colegas de trabalho. Tem oportunidade para vários cursos como direção defensiva e transporte de produtos perigosos”, disse o jovem.

A Eptran, com aproximadamente 1.250 metros quadrados e capacidade para 180 alunos, apresenta quatro salas de aula, uma sala de prova de Legislação de Trânsito, estúdio de gravação para ampliar o alcance institucional, um auditório flexível para 100 pessoas (divisível em dois) e uma biblioteca equipada com simulador de trânsito.

Fotos: Alex Pazuello/Secom

A pedagoga Márcia Veloso participou da aula inaugural de formação de instrutores e acredita que a escola será um espaço de muitas oportunidades para a população.

“A população tem mais um instrumento de conhecimento. Isso é de suma importância, principalmente quando se trata de trânsito, de educação. Eu quero, além de trazer mais conhecimento para mim, trazer também para as pessoas que eu conheço. É uma excelente iniciativa e com certeza isso vai entrar para a história e ser exemplo para outros estados”, afirmou Márcia.

Inscrições Abertas

A Eptran está com inscrições para cursos como Instrutor de Autoescola, Diretor Geral e de Ensino de Autoescola, Atualização de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Instrutor e de Transporte Escolar, além de Direção Defensiva, Condutores Especializados de Veículo de Emergência e Transporte de Coletivo de Passageiros.