Em lançamento do CRLV digital, governador Wilson Lima destaca modernização da estrutura do estado

O documento de licenciamento e registro do veículo agora pode ser acessado por aplicativo em smartphones

 

O governador Wilson Lima, participou nesta terça–feira (19/02), do lançamento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV-e), que poderá ser acessado por meio de aplicativo em telefones celulares, facilitando o dia a dia dos condutores que devem portar o documento obrigatoriamente. Em entrevista na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), o governador destacou a ação como parte do processo de modernização do estado.

 

“O Detran está adotando alguns procedimentos de modernização e, hoje, nós estamos lançando o documento digital”, disse Wilson Lima, ao destacar que é compromisso do

Wilson Lima – governador do Amazonas

governo dele tornar mais ágeis e modernos todos os processos que envolvem atendimento ao cidadão. O lançamento do CRLV-e contou com a presença do diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.

A versão digital do CRLV está disponível, juntamente com a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH), no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito. O aplicativo pode ser baixado por meio do Google Play (Android) e do APP Store (iOS).

“Esse é o sistema que funciona aqui no estado e está integrado com o Departamento Nacional de Trânsito. Você vai poder circular não só aqui, mas também em rodovias federais e em outras partes do Brasil. Tudo isso faz parte de um processo de modernização e de controle de segurança do próprio cidadão, de quem está conduzido o veículo”, ressaltou o governador.

O CRLV Digital poderá ser compartilhado para até cinco pessoas, substituindo o documento físico, desde que o usuário/condutor também possua cadastro no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. O usuário que receber o documento, por meio do compartilhamento, poderá apresentar a versão eletrônica em uma blitz.

Rodrigo de Sá – diretor presidente do Detran-AM

“Nós estamos trazendo a tecnologia para a população, comodidade, uma ferramenta de segurança para que a gente possa fiscalizar melhor, ter autenticidade daquele documento, combater clonagem de veículos. Então essa ferramenta  é de suma importância que, assim como a CNH digital, a CRVL digital é uma comodidade e, ao mesmo temo, uma ferramenta de segurança”, ressaltou Rodrigo de Sá.

 

Como solicitar o CRLV-e – O condutor deve realizar o download do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, que está disponível no Google Play (Android) e no APP Store (iOS), apenas para pessoa física. Depois de baixado, é necessário fazer o cadastro de usuário no próprio aplicativo e, então, adicionar o CRLV Digital, informando os mesmos dados.

Para solicitar não é preciso possuir a CNH Digital e também não há necessidade de ir ao Detran-AM. O CRVL digital possui todas as informações do documento impresso e um QR Code, que pode ser lido para atestar a veracidade do documento em uma abordagem de trânsito.

O documento eletrônico só poderá ser apresentado em substituição ao CRLV físico por meio do aplicativo, que foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de dados (Serpro) para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O Amazonas é o décimo estado a aderir à versão digital do documento veicular. Os estados do Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Roraima e Sergipe também oferecem a tecnologia.