Detran Cidadão: Governo do Estado realiza aula inaugural do projeto Motociclista Legal, em Coari e Tefé

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, esteve no município de Coari – Arthur Castro/Secom

O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), realizou, nesta quinta-feira (18/11), uma aula inaugural para o projeto “Motociclista Legal”, nos municípios de Coari e Tefé. A iniciativa integra o programa Detran Cidadão, lançado pelo governador Wilson Lima, na quarta-feira (17/11), e isentará mototaxistas e motofretistas das taxas para cursos de especialização e atualização. Ao todo, 1.429 profissionais serão contemplados nos dois municípios.

Em Coari, as inscrições começaram hoje (18/11) na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o objetivo de expandir o projeto para outros municípios do Amazonas. O curso dispõe de 670 vagas, com carga horária de 30 horas, e termina no dia 25 de novembro, com a entrega de coletes e capacetes, tanto para participantes da capacitação quanto da especialização.

“Sabemos da realidade do interior e que tem muitos profissionais que exercem essa atividade de fato, mas não preenchem os requisitos legais. O Governo do Estado resolveu dar condições a essas pessoas. E o programa Detran Cidadão vem atender àquelas pessoas que mais precisam, fazer com que elas se regularizem e, efetivamente, possam ter uma renda, um emprego, e colocar comida no prato da sua família”, destacou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.

O diretor frisou a importância do programa no interior do Estado – Arthur Castro/Secom

Ainda segundo Rodrigo de Sá, as inscrições estão abertas para o projeto CNH Social, inserido no programa Detran Cidadão, voltado para pessoas de baixa renda, contempladas no Cadastro Único (CadÚnico), e que desejam ter a CNH de forma gratuita. As inscrições podem ser realizadas no site www.detrancidadao.am.gov.br e valem para todo o Amazonas.

Importância

Para o funcionário público e mototaxista de Coari, Ely Neto, 38, todo curso de qualificação é importante. “Esse é mais importante, porque lidamos com vidas. Todo dia, a gente leva vidas para as suas casas, para os seus trabalhos, para qualquer lugar. E a gente tem que ser capacitado para fazer esse transporte. Não podemos fazer um transporte de vida de qualquer jeito”, disse Ely.

Para o mototaxista Ely Neto, o curso de qualificação é importante pois os profissionais lidam com o transporte de vidas – Arthur Castro/Secom

Ele também destacou a economia que o “Motociclista Legal” trará aos contemplados, com a distribuição de capacetes e coletes. “Um capacete desse, pesquisando na Internet, o mais barato é R$ 90. Mas agora, com essas altas, ele deve estar mais de R$ 150. Tudo isso é importante e temos que aproveitar. Muita gente deixa de aproveitar por isso ou por aquilo, mas curso de capacitação para qualquer área é importante”, defendeu Ely.

Atualização

Além da capacitação, o Detran-AM promoveu um curso gratuito de reciclagem para 29 mototaxistas que precisavam se atualizar. Um dos contemplados pela iniciativa, Ludimilson Soares, 36, atua como mototaxista há 11 anos. “É muito importante, porque, antes, a gente pagava, e gratuito é bom para a gente. E é importante para atualizar a gente”, afirmou Ludimilson.

Ludimilson Soares agradeceu pelo curso gratuito de reciclagem – Arthur Castro/Secom

Tefé

Outro município que também iniciou o projeto “Motociclista Legal”, nesta quinta-feira (18/11), foi Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). Foram disponibilizadas 700 vagas para o curso de capacitação e 30 para o de atualização de mototaxista e motofretista.

Participaram da aula inaugural 100 mototaxista, sendo 86 para o curso de especialização e 26 para o curso de atualização. Mas no município existem 3.153 motociclistas aptos para fazer o curso de capacitação e 219 de atualização.

O diretor técnico do Detran-AM, Amurinê Tomaz, esteve no município de Tefé – Divulgação Detran-AM

O mototaxista Francinei Cavalcante, 33, é um dos contemplados do projeto com o curso de capacitação. “Esse curso é muito importante para a cidade e para a profissão também. Vai me beneficiar, por mais que a gente tenha tempo de direção, é aproveitar a oportunidade”, disse.

Em Tefé, as inscrições e as aulas serão realizadas na Escola Estadual Governador Gilberto Mestrinho, localizada na Estrada do Aeroporto, no bairro de São Francisco. A partir de hoje (18/11), as inscrições serão feitas no posto do Detran, na rua Floriano Floriano, nº 164, bairro Centro.

As próximas turmas têm datas previstas para acontecer de 13 a 18 de dezembro, 10 a 15 de janeiro de 2022, e 17 a 22 de janeiro de 2022, encerrando a primeira fase do projeto.

Detran Cidadão

O programa Detran Cidadão, lançado pelo governador Wilson Lima, contempla três projetos: CNH Social, Motociclista Legal e CNH na Escola, este último criado para capacitar alunos do Ensino Médio da rede pública estadual, com aulas teóricas de legislação, gerando economia financeira e conscientização sobre as leis de trânsito. O Detran Cidadão deve alcançar 300 mil pessoas em todo o Amazonas.