Detran Amazonas promove mega ação em conjunto com secretarias estaduais no município de Manacapuru

O evento ocorrerá neste sábado (28/10) e faz parte do programa ‘Detran Cidadão no Interior’ FOTO: Isaque Ramos/ Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) promoverá, neste sábado (28/10), a partir das 9h, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Washington Régis, localizado na rua Principal, conjunto Ataliba, município de Manacapuru (distante 68 quilômetros da capital), uma mega ação em parceria com outras nove secretarias estaduais. O evento faz parte do programa “Detran Cidadão no Interior”, que visa ofertar aos municípios do Estado serviços sociais, emissão de documentos, atividades e palestras educativas.

De acordo com o diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, essa edição do “Detran Cidadão no Interior” contará com sete secretarias estaduais, e reforça a importância de aproximar cada vez as instituições amazonenses dos municípios. “Estamos muito felizes de chegar em Manacapuru com essa mega ação que terá apoio das secretarias estaduais. Isso mostra o quanto o Governo do Amazonas e o governador Wilson Lima estão empenhados em levar assistência para todo o Estado”, comenta Rodrigo.

Entre as pastas confirmadas estão: Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM), Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além do Instituto de Protesto do Amazonas e Serviço Social da Indústria (Sesi) com o ônibus do Sesi Odontologia.

Atividades

O Detran Amazonas ofertará serviços relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), onde será realizada renovação, mudança ou adição de categoria, além de segunda via da CNH e transferência de domicílio.

Na ocasião, também será possível resolver pendências sobre licenciamento anual, transferência de veículo, entrega do CRLV-e, parcelamento de dívida no cartão, renegociação da dívida ativa de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com a Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE).

Também ocorrerão palestras do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidente de Trânsito (Navat) do Detran-AM, que tem como objetivo orientar e dar suporte às pessoas que sofrem com as consequências de acidentes no trânsito, bem como as vítimas e os familiares.

O evento terá, ainda, a participação da equipe de Educação Para o Trânsito, levando o tradicional teatro de fantoches, atividades lúdicas e palestras para crianças, todas voltadas para as regras do sistema viário, além de um espaço para vistoria de veículos e a exposição de veículos e equipamentos utilizados pelo Detran Amazonas nas operações.

Na oportunidade, serão entregues 57 CNHs oriundas do projeto “CNH Social”, a certificação de 103 participantes do curso de direção defensiva destinado a taxistas, promovido no início deste mês, e também a devolução do termo de autorização para os 230 alunos do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual José Seffair, que tenham interesse em participar do projeto “CNH na Escola”, que leva legislação de maneira gratuita aos estudantes da rede estadual de ensino.

FOTO: Isaque Ramos/ Detran-AM

Serviços

A Setemp participará oferecendo os serviços de orientação sobre a carteira de trabalho digital, cadastro de emprego e seguro-desemprego. Documentos necessários: CPF, RG, CTPS digital ou a física, comprovante de residência atualizado, certificado de conclusão de escolaridade, certificado de cursos de qualificação e contato telefônico atualizado.

Durante a ação, a 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) de Manacapuru fará exposição de materiais de combate a incêndio, bem como irá ministrar quatro palestras destinadas à população em geral, sendo elas: “Noções de Atendimento Pré-Hospitalar (APH)”, “Prevenção de Incêndios Urbanos”, “Prevenção de Acidentes Domésticos” e “Práticas Para Evitar Ocorrências de Queimadas”.

A Seas estará presente ofertando atendimento do programa “Crédito Rosa”, voltado para mulheres empreendedoras que atuam no mercado de trabalho como autônomas ou Microempreendedora Individual (MEI). Os financiamentos variam de R$ 500 a R$ 21 mil, conforme análise de crédito da solicitante. O atendimento visa orientar as interessadas no financiamento sobre os procedimentos e cadastro no programa.

Já a SSP, emitirá a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A documentação necessária é: certidão de nascimento ou casamento, sendo obrigatório estar legível sem manchas ou rasuras; comprovante de residência atualizado; 2 (duas) fotos 3×4, sendo obrigatório fundo branco; CPF ou comprovante de situação regular emitido no site da Receita Federal. Importante frisar que se faz necessário que o cidadão esteja com dados atualizados junto à Receita Federal.

A Afeam divulgará as linhas de crédito do órgão, onde será possível sanar todas as dúvidas referentes a abertura de contas e renegociação de dívidas. Importante salientar que as linhas de crédito são para os mototaxistas, empresários e para a população atingida pela seca neste ano de 2023.

FOTO: Isaque Ramos/ Detran-AM

Vacinação

Também participando da ação, a FVS-RCP dará suporte às atividades de vacinação executadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru, reforçando a importância da vacina na prevenção de doenças imunopreveníveis. O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) ofertará limpeza de pele, massagem e esmaltação aos presentes no evento.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas também participará da ação com o projeto “Mania de Ler”, que visa estimular o hábito da leitura em crianças, tornando os livros algo acessível para a população. Na ocasião, será utilizada a Biblioteca Volante Thiago de Mello, um veículo adaptado com um acervo de mais de 1.200 livros de diversos gêneros e temáticas.