Detran Amazonas alerta para novo dispositivo de segurança para caminhões com carroceria basculante e caminhão-trator

Dispositivos será acionado toda vez que carroceria entrar em funcionamento

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informa que, a partir da próxima segunda-feira (27/03), entra em vigor a Resolução nº 859/2021, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe do novo sistema de segurança para caminhões com carroceria do tipo basculante e caminhões tratores destinados a movimentação e operação.

A nova medida visa diminuir o risco de acidentes decorrentes da falta de aviso sonoro no veículo, onde deverá haver dois mecanismos de segurança, sendo: dispositivo que impede o acionamento da tomada de força de forma involuntária, onde será acionado somente com as mãos, além de um aviso visual e sonoro instalado na cabine.

O Detran Amazonas destaca que conforme a nova norma, os veículos com final de placas ímpares serão licenciados somente se estiverem com os equipamentos instalados comprovadamente em pleno funcionamento, e em 2024 as placas com finais pares serão licenciadas seguindo as mesmas tratativas.

A instituição esclarece, ainda, que em cumprimento da resolução foi implantado um travamento no sistema, onde aquele condutor que possui um veículo que não se encaixa nas características com o dispositivo de segurança, poderá pagar as taxas de licenciamento, porém não conseguirá ter seu CRLV-e.

Sendo assim, ele deverá comparecer no “protocolo administrativo” do Detran-AM e pedir a alteração de característica do veículo, e iniciar o processo e, somente feita a devida mudança, deve-se passar por uma das instituições técnicas licenciadas de inspeção como a Inspenorte ou Insprev, bem como realizar a vistoria em uma das empresas credenciadas da instituição Visnorte ou Cevam, dando então seguimento ao processo. Se tudo estiver conforme a resolução, o condutor terá o licenciamento anual do seu veículo.