Detran-AM realiza abertura do 1º Fórum de Trânsito do Amazonas

O diretor-presidente do órgão, Rodrigo de Sá, realizou a abertura do evento – Detran-AM

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), realizou, nesta quinta-feira (16/09), a abertura do 1º Fórum de Trânsito do Amazonas em alusão a Semana Nacional de Trânsito (SNT 2021), com o tema “Pedestres e Ciclistas: ver e ser visto”. O evento, realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, é voltado somente para instrutores de trânsito, profissionais da área e convidados.

A abertura do evento, realizada pelo diretor-presidente do órgão, Rodrigo de Sá, contou com a participação de autoridades do Estado e do município. Entre elas estavam presentes o secretário chefe da Casa Civil, representando o governador do Estado; os presidentes do Conselho Estadual de Trânsito do Amazonas (Cetran), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFCs); o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Amazonas; e o comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).

“O fórum em comemoração à Semana Nacional do Trânsito, prevista legalmente no artigo 326, do Código de Trânsito Brasileiro, tem como objetivo discutir temas importantes que vão refletir no nosso dia a dia. Então, precisamos olhar para o condutor, pedestre e ciclista, orientando e conscientizando, esse é o objetivo deste evento”, pronunciou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.

Nos dois dias de realização do Fórum serão debatidos assuntos como Gestão de trânsito: desafios e perspectivas; Impactos dos acidentes de trânsito na saúde pública e previdência social; Municipalização e gestão do trânsito no interior do Amazonas; entre outros.

O secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony Filho, disse que o Fórum veio em boa hora – Detran-AM

“Os debates neste evento são de extrema importância para encontrarmos caminhos e soluções para o trânsito. O Amazonas recebe uma quantidade imensa de veículos novos todos os meses, a frota só aumenta e precisamos encontrar soluções para a população amazonense. Todos dependem do trânsito para se locomover, faz parte da vida da sociedade. o Fórum veio em boa hora para atingir esse objetivo”, evidenciou o secretário da Casa Civil do Amazonas, Flávio Antony Filho.

Participaram do evento ainda os especialistas em segurança no trânsito, Roberta Torres e Josimar Amaral, que apresentaram as respectivas palestras “O aperfeiçoamento da qualidade: o papel dos CFCs na segurança no trânsito” e “Competência e padronização das atividades de trânsito”, respectivamente.

A palestrante e especialista de trânsito, Roberta Torres, disse que foi abordado processos metodológicos a serem aplicados por instrutores de autoescolas – Detran-AM

Para Roberta Torres, especialista em trânsito, o evento é importante para a gente refletir nas práticas aplicadas no trânsito. “Seja como condutor, instrutor de autoescola, diretor de ensino ou profissional de trânsito, esse momento é muito importante. Foi abordado na palestra sobre os processos metodológicos a serem aplicados por instrutores teóricos e práticos de CFCs, além de orientá-los para busca de conhecimentos em áreas que facilitem o ensino para novos condutores”, relatou a especialista.

O especialista em trânsito, Josimar Amaral, frisou que o evento mostra que o Detran está preocupado em cumprir a relação com a sociedade – Detran-AM

“Atualmente se necessita muito de políticas públicas, principalmente na área do trânsito. Esse evento mostra que o Detran Amazonas está preocupado em cumprir sua relação perante a sociedade”, disse o especialista na área de trânsito e palestrante do evento, Josimar Amaral.

O painel temático 1, com o tema da SNT 2021 “Pedestres e Ciclistas: ver e ser visto”, abordou assuntos como a segurança no trânsito, os cuidados que os usuários devem ter diariamente. Todos devem se preocupar com o tráfego de veículos, ainda mais com os mais vulneráveis que são os pedestres, ciclistas e motociclistas.

No primeiro dia aconteceram painéis temáticos durante o evento – Detran-AM

No painel temático 2, com o tema “Gestão de Trânsito: Desafios e Perspectivas”, foi discutida a questão da cidade inteligente para melhorar o sistema de transporte urbano, com monitoramento remoto de ônibus e do trânsito em geral.

“O evento veio para contribuir muito com os instrutores e diretores de autoescola, concedendo um ânimo maior para ministrar as aulas de legislação e prática de direção. Hoje, absorvemos esse conteúdo para levarmos para as salas de aula, conscientizando os alunos que todos nós somos pedestres”, disse a professora de legislação de trânsito, Mirzar Rosas.