Detran-AM atende mais de 200 pessoas no primeiro dia de mutirão em Parintins

Só no primeiro dia, mais de 200 pessoas foram atendidas – Divulgação/Detran-AM

Iniciou na terça-feira (13/07) o mutirão de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) em Parintins. Só no primeiro dia, mais de 200 pessoas foram atendidas. Se esse ritmo se mantiver, os 450 atendimentos que estavam programados deverão ser ampliados para suprir a demanda.

O Detran Amazonas vai realizar o mutirão no município até esta quinta-feira (15/07), no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, oferecendo serviços de transferência de veículo, licenciamento anual e serviços de habilitação.

Quem procurar atendimento nesse período terá a vantagem de realizar alguns serviços com prazos menores. Um exemplo é a transferência de veículos que, normalmente, leva 30 dias para ser efetivada, pois o novo documento precisa ser enviado de Manaus para Parintins. Durante o mutirão, esse serviço será executado em 24 horas.

Para quem está com o licenciamento do veículo atrasado, os débitos podem ser parcelados em até 12 vezes. Só no primeiro dia do mutirão, 19 pessoas fizeram o parcelamento de dívidas de veículos.

Antes de abrir

O atendimento em Parintins acontece das 8h às 17h, mas o interesse pelo atendimento foi tanto que antes das 7h da manhã já havia pessoas aguardando na entrada do Bumbódromo. As primeiras delas foram Michele da Silva Guimarães, de 21 anos, e Carlos Eduardo Teixeira Paz, de 24 anos, que aguardavam para dar entrada na primeira habilitação.

Na manhã do atendimento já haviam pessoas aguardando na entrada do Bumbódromo

“Uma tia minha ouviu na rádio que o Detran estaria aqui em Parintins fazendo esse mutirão, daí eu vim logo para tirar minha habilitação. Eu já espero por isso há muito tempo”, disse Michele Guimarães. “Eu também vim para dar entrada na habilitação. Resolvi vir logo cedo para evitar aglomerações”, reforçou Carlos Teixeira.

Para evitar aglomerações, a equipe do Detran na ilha Tupinambarana montou um sistema de atendimento respeitando as regras de distanciamento social e de higienização tanto entre os servidores, quanto com o público que busca atendimento.

Convênio com autoescola

A direção do Detran-AM também aproveitou a passagem por Parintins para assinar um convênio com os três Centros de Formação de Condutores (CFC) da cidade.

Foi assinado um convênio com os três Centros de Formação de Condutores (CFC) da cidade

Pelo convênio, os CFCs vão fazer todo o processo inicial de primeira habilitação e de troca de categoria. Inclusive, até a entrega da CNH será feita direto na autoescola, sem a necessidade do candidato ir ao Detran para pegar o documento. O aluno só vai precisar ir ao posto de atendimento para capturar foto e biometria.

Para a diretora da autoescola Gisele, Alcina Bentes de Azevedo, esse convênio vai facilitar o processo de retirada da primeira habilitação para quem mora em Parintins. “Como nós temos autoescola aqui em Parintins e no município de Urucará, a logística para os alunos é grande. E, com esse convênio, nós, autoescolas, teremos uma credibilidade maior e os alunos mais facilidade”, afirmou.

Cursos

Durante o mutirão, a diretora administrativa-financeira do Detran Amazonas, Ely Rodrigues, entregou os certificados de conclusão dos cursos de especialização e atualização para mototaxistas, atualização de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e atualização para agente da autoridade de trânsito.

Foram entregues certificados de conclusão dos cursos para mototaxistas e
agente da autoridade de trânsito

De acordo com o vice-presidente da Cooperativa de Mototaxistas de Parintins (Coopmoto), Luis César Cantel, os cursos promovidos pelo Detran na cidade foram uma oportunidade para eles se atualizarem. “Nós precisamos estar sempre andando junto com as mudanças no CTB, pois do que adianta eu exercer uma profissão se eu não estou atualizado com aquilo que me regulamenta”, defendeu.

Ao todo, 90 pessoas participaram dos cursos, que se iniciaram na semana passada e terminaram no último sábado (10/07).