‘Com essa habilitação, vou conseguir mais oportunidades de trabalho’, diz jovem contemplado com a CNH Social

Desde 2021, o projeto já contemplou 60 mil pessoas com habilitação gratuita FOTOS: Allex Pazuello/Secom

“Eu vi um outdoor sobre a CNH Social e achei interessante, porque a gente não quer passar a vida toda andando de ônibus. Eu entrei no site do governo e me inscrevi. E, graças a Deus, eu consegui. Fui contemplado e, hoje, estou vindo pegar a minha habilitação’, o depoimento é de Everlan Andrade, 19, que adquiriu a carteira de habilitação categoria A. Ele foi um dos 220 beneficiados pelo projeto CNH Social, do Governo do Amazonas, e recebeu o documento na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Am), na terça-feira (16/04). O evento contou com a participação do governador Wilson Lima.

O CNH Social oferece habilitação de forma gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social, como foi o caso de Everlan, que na época em que iniciou o processo, estava desempregado.

“Acredito que, através dessa habilitação, eu vou conseguir mais oportunidades de trabalho. Quando eu comecei esse processo, ainda não estava trabalhando, então não teria como eu fazer isso, não teria como eu desembolsar mais de mil reais para tirar a habilitação”, completou o jovem.

O jovem faz parte do segundo ciclo do projeto, anunciado em abril de 2023, que irá oferecer 80 mil vagas até sua conclusão. O primeiro ciclo do programa foi lançado em novembro de 2021, com 40 mil vagas.

O benefício da habilitação gratuita teve um impacto significativo, também, na vida da professora Sônia Souza, que antes não tinha acesso a esse serviço devido a restrições financeiras.

“Sou muito agraciada com essa oportunidade de ter tirado a habilitação pela primeira vez em 42 anos. Agora, eu vou para o trabalho habilitada e regularizada”, comentou a professora.

FOTOS: Allex Pazuello/Secom

Projetos sociais

Além do projeto CNH Social, o programa Detran Cidadão também conta com os projetos CNH na Escola e Motociclista Legal. Lançado em novembro de 2021, o Motociclista Legal já beneficiou 9 mil trabalhadores (motofretistas e mototaxistas), entre capital e interior, com a entrega de kits de segurança compostos de colete de identificação e capacete de proteção.

Lançado em março de 2022, o CNH na Escola tem como objetivo atender aos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual, de forma gratuita, com aulas de legislação de trânsito.

Entre 2022 e 2023, 113 alunos da rede pública concluíram o curso de legislação em quatro escolas da capital. Atualmente, 324 estudantes, em sete escolas da capital, estão sendo beneficiados com o curso de legislação. Para 2024, a previsão é de que mais sete escolas sejam beneficiadas com o projeto, sendo duas no interior do estado, em Manacupuru e Itapiranga, totalizando a adesão de mais 742 alunos.