Em Itacoatiara, Detran-AM conscientiza motociclistas sobre uso de capacete

Em Itacoatiara (262 km de Manaus), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou uma ação com secretários, subsecretários da Prefeitura do município, diretores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e gestores de escolas públicas e particulares para tratar da conscientização do uso de capacete na condução de motocicletas.

A palestra foi resultado de uma parceria entre Detran-AM, Polícia Militar, Instituto Municipal de Trânsito (IMTT) e Prefeitura Municipal de Itacoatiara. Durante a reunião, que foi realizada no auditório do Centro Jamel Amed, foram apresentados números e consequências relacionadas à não obediência do uso obrigatório do equipamento de segurança.

Com uma frota de 18.692 motocicletas, Itacoatiara tem apenas 6.936 condutores – o equivalente a 38% da população – com habilitação nas categorias A ou AB, exigidas para a condução desse tipo de veículo. O município é também o segundo no estado, depois de Manaus, com a maior frota: são 23.968 veículos automotores. De motocicletas, a frota total no Amazonas é de 325.458 mil.

No trânsito, o motociclista é o responsável pela própria segurança – e também pela das demais pessoas com as quais compartilha as vias. Exatamente por isso, ele não deve negligenciar as regras e os equipamentos para sua proteção.

Além da palestra realizada, o Detran-AM trabalha em parceria com o IMTT na revitalização da sinalização de trânsito horizontal e vertical nas ruas e avenidas do município. O trabalho faz parte de medidas que visam oferecer mais segurança à circulação de condutores e pedestres em vias recuperadas, e inclui novas linhas de bordo de pistas, linhas brancas seccionadas e contínuas, faixas de pedestres, linhas de retenção e marcas de canalização.

O Detran-AM alerta sobre a necessidade de mais prudência e atenção ao pilotar motocicletas. Abaixo são listados os 12 mandamentos do motociclista, elaborados pela Associação Brasileira de Motociclistas (Abram). Confira:

Mantenha a motocicleta sempre em ordem

Verifique a calibragem e o estado geral dos pneus; verifique farol, setas, lanterna e luz de freio; verifique o cabo, lonas, ou pastilhas, fluido e regulagem se for freio hidráulico; verifique o cabo e a regulagem da folga ideal do sistema hidráulico; verifique os amortecedores traseiros e as bengalas dianteiras quanto a vazamentos; verifique vela, cachimbo e cabo; troque periodicamente o conjunto de coroa, corrente e pinhão; tenha sempre à mão a CNH, DUT, IPVA e o seguro obrigatório; utilize o protetor de pernas (“mata-cachorro”) e antena anti-cerol.

Pilote utilizando equipamentos de segurança

Capacete aprovado pelo Inmetro; calça e jaqueta de tecido resistente (preferencialmente de couro); use sempre botas ou sapatos reforçados e luvas, de preferência de couro.

Reduza a velocidade

Quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situações inesperadas, como mudança súbita de trajetória de outro veículo.

Atenção e concentração

O ato de pilotar motocicletas exige muita atenção do motociclista, por isso evite se distrair.

Respeite a sinalização de trânsito

Conheça e respeite os sinais e as placas de trânsito.

Cuidado nos cruzamentos

Os cruzamentos são os locais de maior incidência de acidentes de trânsito. Por isso, redobre a sua atenção e reduza a velocidade ao se aproximar de cruzamentos, principalmente aqueles sem sinalização de semáforos.

Cuidado nas ultrapassagens

Sinalize com antecedência sua manobra e certifique-se de que você realmente foi visto pelo motorista a ser ultrapassado; cuidado ao passar entre veículos, principalmente ônibus e caminhões.

Cuidado com pedestres

Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito urbano; seja cordial e cuidado com os pedestres desatentos, principalmente crianças e idosos.

Seja visto

Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais refletivos; se estiver em rodovia, ligue o pisca alerta.

Alcoolismo

Está mais que provado que bebida e direção não combinam. Então, se beber não pilote; fique vivo no trânsito.

Mantenha distância

É imprescindível manter uma distância segura dos veículos à frente (cerca de 5 metros) principalmente em avenidas e rodovias.

Cuidado com a chuva

Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas; lembre-se de que, nestas condições, o tempo de frenagem é duas vezes maior que o normal.