Acessibilidade

Detran-AM inicia ação educativa em bares e casas de show de Manaus


Na madrugada desta quinta-feira (6/6), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) deu início a uma campanha de educação em bares e casas de show de Manaus. O primeiro estabelecimento que recebeu a ação foi o Porão do Alemão, localizado no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus.

A ação educativa tem o objetivo de orientar os condutores presentes nos bares e casas de show para que não conduzam veículos sob efeito de bebida alcoólica, orientando também a utilizarem transportes alternativos como, por exemplo, os aplicativos. A ação faz parte da estratégia do sistema de segurança pública, determinada pelo governador Wilson Lima, com o objetivo de reduzir o número de vítimas fatais no trânsito.

Foto: Mateus Nogueira

Para o diretor presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, essa é a primeira das muitas ações que serão realizadas na capital. “Hoje foi dado início em um projeto inovador e maravilhoso que é o trabalho de conscientização do Detran-AM dentro dos bares da cidade, mas para isso, precisamos contar também com o apoio dos empresários que precisam estar abertos a esse compromisso social. Hoje nos fomos ao Porão do Alemão e com o apoio do proprietário fizemos uma grande ação que contou até com a liberação da entrada gratuita de clientes que utilizaram aplicativos de transporte e taxi para chegarem ao bar, essa é primeira de várias ações que iremos realizar nessa vertente”, afirma de Sá.

A gerente de projetos, Suelam Cabral, estava no estabelecimento e ressaltou a importância de nao misturar álcool e direção. “Eu vim de aplicativo justamente porque a gente sabe que acaba bebendo uma cerveja. Então acaba não só prejudicando a nossa vida, como a das outras pessoas que estão em volta e que precisam voltar para suas famílias. Eu vim hoje de aplicativo para poder tomar uma cerveja, sair com segurança e chegar em casa com segurança”, ressaltou.

Foto: Mateus Nogueira

Aproximadamente 20 servidores da Gerência de Educação e do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) do Detran-AM, além do Grupo de Apoio a Pais na Saudade (Gaps) participaram da atividade. Durante a ação foram entregues materiais educativos, além de repassadas orientações para os frequentadores da casa de show. As orientações foram dadas no palco e também por meio do corpo a corpo com os frequentadores do local.

Foto: Mateus Nogueira