Acessibilidade

Cadastramento/Recadastramento do Número do Motor


O que é?

É o processo que tem por finalidade  cadastramento  ou correção da numeração do motor do veículo (podendo o referido motor ser novo ou usado)

Quem pode utilizar este serviço?

O veículo deve pertencer a frota do Amazonas e ter passado por vistoria em uma das  ECV’s ou no Posto de Vistoria do Detran/AM  no São Francisco e ter sido reprovado na mesma.

Quais são as etapas para realizar este serviço?

O proprietário deverá protocolar o Laudo de Vistoria reprovado no Protocolo Administrativo do Detran-Sede e retornar na recepção Gerência  de Veículos, no prazo de 5(cinco) dias úteis, para  verificação no número registrado no sistema de dados deste Departamento e compatibilização da numeração física e sistêmica confrontando com laudo reprovado.

Caso haja necessidade será solicitada vistoria técnica do veículo, bem como apresentação do termo de responsabilidade, para fins de registrar o novo número do motor

Acessar no site do DETRAN/AM o formulário Cadastramento/Recadastramento do Número do Motor

De posse dos documentos exigíveis, o proprietário deverá protocolar o pedido de Cadastramento/Recadastramento do Número do Motor o junto ao Protocolo Administrativo do Detran-Sede e retornar na recepção Gerência  de Veículos, no prazo de 5(cinco) dias úteis, para  análise do processo.

Estando a documentação completa no processo, realiza-se o cadastro do motor e libera-se a vistoria para prosseguimento do serviço.

Caso o serviço a ser solicitado seja o licenciamento, retornar no Posto de Vistoria do Detran no São Francisco, a fim de realização de vistoria aprovada.

Documentação necessária

PESSOA FÍSICA

Original e cópia do RG ou documento oficial equivalente Carteira Nacional de  Habilitação (CNH), Passaporte, Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS) e Carteira de Conselhos;

  • Original e cópia do CPF;
  • Original e cópia do Comprovante de Residência Atualizado (último 3 meses).

Comprovantes aceitos: Conta da Manaus Ambiental, Amazonas Energia, Telefone Fixo, IPTU, Certidão de endereço expedida por autoridade policial (quando for o caso) e Faturas de Cartão de Crédito e Telefone móvel, estas duas últimas, só serão aceitas em nome do proprietário do veículo.

PESSOA JURÍDICA

  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do Contrato Social e alteração (se houver) ou documento equivalente (Ata, Estatuto, Portaria de nomeação, etc);
  • Original e Cópia do RG do representante legal da empresa ou documento oficial equivalente Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte, Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS) e Carteira de Conselhos;

Outras Informações

O referido procedimento sendo realizado por terceiros, que não seja o proprietário do veiculo, deverá cumprir o estabelecido na Portaria n° 75/2016-DETRAN/AM/DP/AJUR(disponível no site do DETRAN/AM).

  • O termo de responsabilidade do motor, pode ser acessado através da Resolução 282/2008 do site do DENATRAN
  • Apresentar NOTA FISCAL do motor caso o motor seja novo
  • Cópia do CRV, BO ou requerimento de extravio em caso perda do mesmo