2ª Via CRV (DUT)


Iniciar Agendamento

O que é?

É o processo de emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV ou CRLV-e), motivado por dano, rasura, preenchimento incorreto ou indevido, extravio, roubo ou furto do documento original.

Quem pode utilizar este serviço?

Proprietário de veículo ou seu procurador legal (neste caso, observar exigências contidas na Portaria nº5046/2018, disponível no site do Detran-AM).

Caso o veículo tenha gravame financeiro ativo para terceiros, entrar em contato com a financeira para que a mesma proceda o cancelamento do gravame, através de solicitação formal à B3 (Brasil, Bolsa Balcão) Empresa responsável em gerenciar o SNG (Sistema Nacional de Gravames) a qual é responsável pelo desbloqueio, mediante exigências contidas na Portaria n. 4096/18.

Quais as etapas para realizar este serviço?

  • Emitir BO (Boletim de Ocorrência), que pode ser solicitado no site da Delegacia Interativa, ou via Requerimento de extravio do CRV ou CRLV-e, disponível no site do Detran-AM;
  • Realizar Laudo de Vistoria do veículo em ECV (Empresa Credenciada de Vistoria), munido do BO ou Requerimento original.
  • Para a efetivação do pagamento das taxas deste serviço, será necessária realização de agendamento para os seguintes locais de Atendimento: DETRAN SEDE ou SHOPPING CIDADE LESTE, SHOPPING PARQUE 10 MALL, no Portal de Serviços Detran-AM, com exceção de pessoas com atendimento prioritário, estabelecidos nas Lei n. 10.048 de 2000 e Lei n. 10.741 de 2003;
  • No dia agendado, será entregue as taxas do serviço, mediante a apresentação dos documentos exigíveis para o serviço, para pagamento no mesmo dia da emissão das guias, as quais deverão ser pagas nos Bancos Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco Santander ou terminais de auto atendimento e aplicativos dos referidos bancos ou via Pix.
  • O prazo para o recebimento do CRV ou CRLV-e está descrito na guia de pagamento;
  • Caso seu local de atendimento tenha sido no Detran- Sede, Shopping Cidade Leste ou Shopping Parque 10 Mall, e tendo o processo veicular finalizado até 30/12/2020 (CRV Verde) o recebimento deve ser agendado para o posto no qual foi iniciado o processo;
  • Processos veiculares iniciados ou finalizados a partir de 04/01/2021 geram CRLV-e podem ser recebidos em qualquer posto de atendimento do Detran-Am, mediante agendamento ou emitido no Detran Digital.

Documentação necessária

Do veículo

  • BO (Boletim de Ocorrência) de extravio do CRV(que pode ser realizado via site da delegacia interativa) ou Requerimento de Segunda Via do CRV(disponível no site do Detran, no item Formulários;
  • Laudo de Vistoria física original realizada em  uma das ECV- Empresa Credenciada de Vistoria.
Se Proprietário for Pessoa Física
  • Original e Cópia do CPF, RG ou documento oficial equivalente CNH (Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Carteira de Conselhos e Original e 1 (uma) cópia do comprovante de residência dos últimos 3 (três) meses.
  • Comprovantes aceitos: Conta da Manaus Ambiental, Amazonas Energia, Telefone Fixo, IPTU, Certidão de endereço expedida por autoridade policial(quando for o caso) e Faturas de Cartão de Crédito e Telefone móvel,estas duas últimas, só serão aceitas em nome do proprietário do veículo.
Se Proprietário for Pessoa Jurídica
  • Cópia do CNPJ;
  • Cópia do Contrato Social e alterações (se houver) ou documento equivalente (Ata, Estatuto, Portaria de nomeação, etc);
  • Procuração nos moldes da Portaria n. 5046/2018, caso não seja o proprietário do veículo;
  • Quando veículo for de categoria oficial, apresentar ofício do órgão ou entidade para o diretor presidente do Detran-AM credenciando o representante legal do órgão para que tramite o processo junto ao Detran-AM;
  • Original e Cópia do RG ou documento oficial equivalente CNH (Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Carteira de Conselhos) do representante legal da empresa.

Outras informações

Quanto à apresentação de documentos (Procuração e etc) os quais estejam reconhecidos/autenticados em cartório fora do estado, necessário se fazer endosso no referido documento em cartório local.

Taxas válidas para pagamentos no mesmo dia da emissão.