Operação Fecani 2015

Na manhã desta quinta-feira (3), representantes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública apresentaram na sede da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o plano de segurança que será desenvolvido durante o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani). Ao todo, cerca de 800 servidores entre policiais civis e militares, bombeiros e agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM)  irão participar da operação que vai intensificar o policiamento na cidade e a fiscalização na estrada AM-010, que liga Manaus à Itacoatiara.

 

Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gilberto Gouvêa, o delegado-geral-adjunto da Polícia Civil, Raimundo Accioly, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, coronel Raimundo Rodrigues, o diretor de operações do Detran-AM, Davi Fernandes e os secretários-executivos-adjuntos de Operações e Planejamento Integrado, Pedro Florêncio e Dan Câmara.

 

Toda a operação para o festival, que inicia nesta sexta-feira (4) e encerra na madrugada de segunda-feira (7), será acompanhada pelo Sistema de Comando e Controle, que consiste no Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) e Plataforma de Observação Elevada (POE), instalada no município de Rio Preto da Eva.

 

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, o plano visa garantir a segurança de todos que sairão de Manaus com destino a Itacoatiara e municípios vizinhos neste final de semana e feriado de sete de setembro. “O Sistema de Segurança manterá todos os esforços para que a festa ocorra sem grandes alterações, mas a população também deve agir com prudência na estrada e também na festa”, disse.

 

Ele destacou que a fiscalização nas estradas será feita pela Polícia Militar e Detran-AM, sendo um dos principais pontos da operação, assim como as ações de prevenção de ocorrências de afogamento realizadas pelo  Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Sérgio Fontes explica que serão montadas barreiras redutoras para coibir o excesso de velocidade, direção perigosa e pessoas dirigindo sob efeito de álcool.

 

De acordo com o secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, Dan Câmara, o plano de segurança contempla todas as áreas consideradas pontos de interesse para festas. Segundo Dan Câmara, em Rio Preto da Eva, a SSP-AM utilizará uma plataforma de observação elevada para monitoramento do balneário e ainda para o fluxo de veículos que irão passar pelo local. “Rio preto da Eva é um dos principais pontos de parada das pessoas que seguem com destino a Itacoatiara. Por isso, o local receberá forte atenção de todos os órgãos de segurança durante toda a operação”.

 

DETRAN – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) inicia as atividades a partir da manhã desta sexta-feira (4). De acordo com o diretor-presidente Leonel Feitoza, cerca de 30 agentes do Detran-AM vão realizar o trabalho de fiscalização de veículos na estrada Manaus/Itacoatiara.

 

O Detran-AM dará apoio a Polícia Militar nas barreiras que serão montadas da saída da capital até a chegada ao município e a fiscalização será por meio de blitz fixas e itinerantes, com uso de etilômetro (bafômetro) e radares móveis até a madrugada de segunda-feira (7).  

 

POLÍCIA MILITAR- A Polícia Militar mobilizará policiais do Comando de Policiamento do Interior (CPI), Comando de Policiamento da Capital (CPM), Comando de Policiamento Especial (CPE), Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), Unidades Administrativas da Capital, Academia de Polícia Militar e do 2º Batalhão de Polícia Militar de Itacoatiara.

 

Equipes motorizadas do CPA Norte (26ª CICOM) e 1º BPM/ Força Tática, estarão realizando a partir do KM 18 da AM-010, Pontos de Verificação Veicular (PVVs), seguindo até o município de Itacoatiara com PVVs desenvolvidos pela 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Rio Preto da Eva (CIPM). 

 

POLÍCIA CIVIL– Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, a Polícia Civil do Amazonas irá intensificar o efetivo da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) da cidade com 46 servidores, sendo 25 investigadores, nove delegados, nove escrivães e três peritos, que irão atuar nos três dias do evento em escala de plantão na Delegacia que fica localizada na Avenida Eduardo Ribeiro, bairro Jauary 2, desempenhando os serviços da Polícia Judiciária. Além desses servidores, um delegado de Polícia irá acompanhar, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E), na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital, os procedimentos de segurança elaborados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) para a operação Fecani 2015.

 

CORPO DE BOMBEIROS – O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) vai atuar com um efetivo de 60 bombeiros militares em três áreas de atuação: prevenção nas estradas, aquática e no município de Itacoatiara. Dentro o efetivo 40 bombeiros serão destacados para a prevenção direta no centro de convenções de Itacoatiara. Serão utilizadas duas viaturas de resgate (tipo ambulância), para atendimento em casos de acidentes na estrada que liga Manaus à Itacoatiara, duas viaturas de combate a inocência e mergulhadores e salva-vidas na orla aquática.