Mais de 90 motoristas são autuados por embriaguez ao volante, durante Carnaval 2018

Entre a noite de sexta-feira (09/02) e a madrugada desta Quarta-Feira de (14/02), 92 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica nas ruas de Manaus. Já os mais conscientes decidiram não dirigir depois de ingerir bebida alcoólica e acionaram o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que levou em segurança para casa 129 motoristas que pediram ajuda por meio do serviço de Disk-Pileque, que é operacionalizado pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.
No total o Detran-AM lavrou 553 autos de infração durante o período de Carnaval. Foram aprendidos 170 veículos, sendo 95 carros e 75 motocicletas. A maioria das infrações foi relacionada à falta de documentação de motoristas e veículos, além dos casos de embriaguez.
Durante o período de carnaval, 80 pessoas ficaram lesionadas após se envolverem em acidentes de trânsito, o número é 70% menor do que registrado entre os dias 23/02 a 01/03 de 2017 (período do carnaval no ano passado), quando 264 pessoas sofreram sequelas no trânsito. Em 2017, três mortes foram registradas em acidentes de trânsito, este ano, oito pessoas perderam a vida durante o período de Carnaval.
O balanço foi divulgado pelo diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius  Diniz, que está com mais de 120 agentes mobilizados paras as  operações de fiscalização da Lei Seca durante as folias de Momo. Nas operações, o órgão conta com apoio das polícias Civil e Militar.
Disk-Pileque – O serviço de carona gratuita montado pelo Detran-AM em parceria com o Sindicato e Associação de Motoristas de Ambulâncias do Amazonas e Corpo de Bombeiros recebeu 361 ligações. Nos total, 129 motoristas alcoolizados foram levados em casa pelas equipes do Disk-Pileque. O serviço recebeu também 150 ligações com pedidos de informações. “Tivemos um saldo muito positivo este ano, as pessoas estavam realmente ligando, querendo saber como funcionava o serviço, que queriam indicar para os amigos, para familiares”, afirmou Manuel Araújo, coordenador do Disk-Pileque.
O serviço de carona do Detran-AM ficou disponível até esta quarta-feira de cinzas (15/02). Foram mais de 40 socorristas do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – que voluntariamente se revezam em plantões de 12 horas para atender aos chamados de motoristas que beberam e não tem como voltar para casa dirigindo.