Detran-AM é o primeiro da Região Norte a habilitar deficiente físico sem os dois braços

Qualquer tipo de deficiência, seja ela de nascença, por acidente ou mesmo por doença, tem sua singularidade e sua especificidade. De uma maneira ou de outra a deficiência física acaba limitando nosso corpo. Mas superação é a palavra que define a vida do jovem Leonardo de Souza, que aos 18 anos, encarou o desafio de tirar sua habilitação de motoristas para categoria B. Leonardo nasceu sem os dois braços  e é o primeiro deficiente físico nessas condições a realizar o exame de direção para tirar a Carteira Nacional de Trânsito (CNH) no Amazonas.

 

No sábado (03/12), ele passou pelo teste de direção na área de exames do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus. Com muita habilidade nos pés mostrou que com determinação e força de vontade tudo é possível, a prova foi realizada exatamente como qualquer outra, ele passou pelo teste de balize e percurso, o resultado da prova sai nesta terça-feira (06/12). “A vida não tem limites, se você quiser e estiver disposto a batalhar para conseguir o deseja, você conseguirá”, são essas as palavras que seguem Leonardo em todas as decisões que toma na vida.

 

Após implantar o atendimento em Libras na sede e postos de atendimento do órgão, o Detran-AM avança na promoção da inclusão social. A junta médica do órgão auxiliou Leonardo em todas as adaptações necessárias que deveriam ser realizadas no veículo, permitindo assim que ele realizasse o sonho de dirigir.

 

O diretor presidente do Detran-AM, esclarece que qualquer pessoa portadora de deficiência pode tirar a Carteira Nacional de Habilitação desde que esteja apta a passar nos exames médicos e de direção e desde que sua limitação não interfira na capacidade para dirigir, podendo o veículo ser adaptado para atender as suas necessidades. Sendo assim, maiores de 18 anos alfabetizados podem requerer a CNH Especial. “A diferença em relação à solicitação da carteira comum é que, para a CNH Especial, o portador da deficiência terá que passar por uma junta médica que irá examinar a extensão da deficiência do candidato. Esta análise corresponde ao exame médico feito pelos candidatos da habilitação comum e também deve ser marcado em uma clínica credenciada do Detran-AM”, explicou Leonel.

 

Para solicitar a CNH Especial apresente, no Detran-AM, os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Comprovante original de endereço em seu nome ou de seus pais (conta de luz, água, banco, telefone fixo ou celular).

 

Após ser aprovado no teste médico, o candidato portador de deficiência deverá fazer o curso teórico de 45 horas, em seguida, o exame de legislação. Passando na legislação o candidato terá que fazer, no mínimo, 25 aulas práticas.

 

No exame prático, o carro é vistoriado por um perito do Detran-AM para que este veja se o carro está adaptado às necessidades do futuro motorista. Só depois desta inspeção é que o aluno pode ser avaliado. O candidato que necessite de veículo com adaptações, poderá usar o seu próprio veículo para realizar o exame de direção. Se a provado, na CNH Especial constará qual a adaptação necessária deverá ser feita no veículo para que o deficiente dirija com segurança.

 

Serviço de Libras

Desde o dia 31 de outubro do Detran-AM passou a oferecer atendimento em libras para deficientes auditivos interessados em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou que precisem de atendimento na sede ou postos do órgão estadual de trânsito. Ao todo, 32 servidores que atuam em todos os setores, inclusive aplicação de prova teórica de legislação e direção, foram capacitados no curso de formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).