Ibama, Detran e Manaustrans realizam ação na Avenida Ephigênio Sales para prevenir a colisão de veículos com periquitos de asa branca.

O trecho da avenida Ephigênio Sales é reconhecido dormitório dos periquitos de asa branca (Brotogeris versicolurus). Com a chegada do inverno amazônico, intensificam-se as revoadas das aves ao longo da avenida, as quais saem das várzeas alagadas em busca de outros dormitórios. Por dia estima-se que no curto trecho da avenida podem pousar cerca de 12 mil aves.

Recentemente os órgãos públicos receberam diversas denúncias por parte da população sobre colisões de veículos com as aves que se abrigam no canteiro central da avenida, levando muitas delas ao óbito.

As principais causas das colisões são o excesso de velocidade e o trânsito de veículos pesados na faixa da esquerda, mais próxima ao canteiro central.

Visando evitar o impacto do trânsito sobre o dormitório das aves, Ibama, Detran-AM e Manaustrans realizaram na tarde do dia 10 de dezembro ação de conscientização dos motoristas.

A ação consistiu em canalizar o trânsito no trecho e autuar veículos pesados que porventura transitem na faixa da esquerda.

O Ibama recomenda que seja melhorada a sinalização da via, alertando aos motoristas quanto ao limite de velocidade, a proibição de circulação de veículos pesados na faixa da esquerda e o risco de colisões. Recomenda também a instalação de câmeras para o monitoramento e o plantio de árvores fora do canteiro central, de forma a diminuir a concentração das aves nas áreas que oferecem maior risco. As medidas devem ser estudadas pelos setores responsáveis e adotadas no sentido de conciliar o tráfego de veículos e a proteção das aves.

As instituições recomendam aos motoristas o respeito às normas de trânsito já estabelecidas e ressalta o dever de todos com o cuidado na preservação desse fenômeno natural que ocorre na cidade de Manaus.