Educação no Trânsito

MISSÃO

Promover no Estado da Amazonas um trânsito seguro e humanizado potencializando a educação e a cidadania, visando, sobretudo, a preservação da vida.

VALORES

  • Respeito aos cidadãos
  • Ética
  • Compromisso
  • Responsabilidade Social

CAMPANHAS

Atendendo às determinações do Artigo 75, Parágrafo 1º do Código de Trânsito Brasileiro que considera que os órgãos de Trânsito deverão promover ações educativas no âmbito de sua circunscrição e de acordo com as particularidades locais.

Entre outras campanhas destacam-se:

LEI SECA – O projeto intitulado “Lei Seca” integra o Programa de Segurança no Trânsito do DETRAN-AM. Antes de sua implantação, as estatísticas indicavam que os números de acidentes e mortes no trânsito, causados pelo uso indiscriminado do álcool na direção de veículos, crescia assustadoramente. Esta lei surge para inibir comportamentos imprudentes.

Com a tolerância “zero”, confirma-se que a fiscalização atuante atinge um resultado significativo, por este motivo, a Lei Seca passa a ser o carro chefe em todas as atividades realizadas pelo Órgão, para inibir comportamentos imprudentes.

CARNAVAL – Época festiva, momento em que a seriedade do dia a dia dá lugar a brincadeira, à descontração, à liberdade de expressão, onde a fantasia impera sobre a realidade. Período de muita euforia em que o exagero anda lado a lado do perigo. Perigo este que está presente inclusive no trânsito.

Durante as festas do reinado de momo é realizada uma campanha voltada, sobretudo, ao condutor, responsável pela direção do veículo e ator principal do trinômio HOMEM – BEBIDA – TRÂNSITO, em que num acidente pode ser tanto a vítima como o causador, podendo vitimar, inclusive, os pedestres.

VOLTA ÀS AULAS – Tempo em que as escolas recebem de volta seus alunos, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Muitos vão a pé, outros de condução escolar, ônibus, ou com os pais em seus carros.

Período que marca o retorno de grande concentração de pessoas e veículos, ocasionando congestionamento, do trânsito, em frente às escolas.

Deste modo a campanha possibilita aos alunos, pais e responsáveis, orientações de segurança no trânsito, na tentativa de evitar acidentes ou pelo menos, que haja a redução dos níveis de acidentalidade e fatalidade nas vias.

MAIO AMARELO Campanha de âmbito Internacional de conscientização em prol da redução de sinistros de trânsito, que tem como objetivo principal colocar em pauta a temática trânsito, a fim de conscientizar a sociedade da importância de um comportamento seguro no trânsito que, atualmente, é uma das maiores preocupações não só dos Órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito –S.N.T., como de todos os seguimentos da sociedade, em razão dos elevados níveis de acidentalidade ocorridos nas vias.

DIA DO MOTORISTA E DIA DO MOTOCICLISTA– Campanha realizada no período compreendido entre 25 a 27/07, período em que se comemora o dia do Motorista (25) e Motociclista (27)

A campanha objetiva conscientizar motoristas e motociclistas quanto à importância do uso de equipamentos de segurança, bem como, em adotar comportamento seguro no trânsito.

DIA MUNDIAL EM MÉMORIAS ÀS VITIMAS DE TRÂNSITO–  O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito foi criado em 1993, no reino Unido pela RoadPeace e instituído pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, em 2005, designando o 3º domingo do mês de novembro como uma data para homenagear as vítimas de trânsito, bem como os seus familiares que também tiveram suas vidas afetadas pela tragédia.

O objetivo da campanha é sensibilizar os usuários das vias quanto à necessidade de procedimentos seguros, como forma de reduzir o índice de vítimas de sinistros de trânsito.

NATAL – No mês de dezembro há um aumento do ir e vir das pessoas, por conta das compras de natal. Automaticamente, o fluxo de veículos é maior, ocasionando mais momentos de congestionamento na cidade, principalmente, nos centros comerciais, shoppings e nas principais vias de acesso a esses ambientes.

Nesta época é realizada blitz educativas visando conscientizar os usuários das vias acerca de valores e posturas de convivência social mais humana e solidária, possibilitando a paz esperada e desejada nos votos de FELIZ NATAL!

 

FESTAS CULTURAIS

ESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS – Durante os dias que antecedem o festival, a cidade de Parintins que fica a 369Km da capital, cujo acesso é somente de barco ou avião, já começa a ser “dominada” por turistas brasileiros e estrangeiros, resultando num significativo aumento da população, além de um conturbado trânsito disputado por condutores de veículos motorizados, sobre tudo motos e não motorizados, como é o caso dos triciclos, além de pedestres e animais. O consumo de bebidas alcoólicas somado ao ato de dirigir é outra questão combatida exaustivamente, através da Lei Seca.

FESTA DO CUPUAÇU – O acesso ao município de Presidente Figueiredo ocorre pela rodovia BR 174, tornando necessária blitz de fiscalização e educação na barreira e no município, para melhoria do fluxo e seguridade do trânsito.

 

PALESTRAS

DETRAN NAS ESCOLAS:

ENSINO INFANTIL E DO 1º AO 5º ANO (FUNDAMENTAL I) – Atendimento às escolas públicas e particulares com apresentação do teatro de fantoches, relacionado histórias infantis de conhecimento público com a temática trânsito.

DO 6º AO 9º ANO (FUNDAMENTAL II) E ENSINO MÉDIO – Atendimento às escolas públicas e particulares com realização de palestras educativas de trânsito, com temas variados e de acordo com a faixa etária.

DETRAN NAS UNIVERSIDADES – Atendimento às escolas públicas e particulares de ensino superior, com temas diversos sugeridos pelas instituições solicitantes.

DETRAN NAS EMPRESAS – Atendimento com palestras às empresas do pólo industrial e demais empresas, com assunto previamente escolhido pelo solicitante e com estande de distribuição de material educativo e informações.

CONTATO – A solicitação de palestra, apresentação do teatro de fantoches, blitz educativa e estande, pode ser feita por meio do e-mail educacaodetransito@detran.am.gov.br

 

PROJETOS

DETRAN NAS ESCOLAS – O projeto objetiva conscientizar alunos e professores das instituições de ensino públicas e privada sobre procedimentos seguros no trânsito, com apresentação de Teatro de Fantoches e palestras com vídeos e distribuição de material educativo.

CNH NA ESCOLA – Este projeto, parte integrante do programa DETRAN CIDADÃO, é o instrumento norteador das diretrizes propostas na Resolução CONTRAN Nº 265/2007, que prevê a “formação teórico-técnica do processo de habilitação de condutores de veículos automotores elétricos como atividades extracurricular no ensino médio.”

A finalidade do projeto além da formação para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, é contribuir, através do curso de legislação de trânsito que será realizado nas instituições de ensino, com a melhoria da segurança no trânsito, contando com a participação dos discentes que compartilham o mesmo espaço de trânsito com o demais usuários da vias.