Acessibilidade

Detran-AM realiza programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

As mulheres que foram ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), nesta quinta-feira (8/03), foram recebidas com parabéns e um mimo que foi entregue pelos servidores do órgão, como forma de homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. A iniciativa, segundo o diretor presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz, teve por objetivo estimular que mais mulheres busquem tirar a primeira Carteira Nacional de habilitação (CNH), “porque para muitas delas, dirigir é sinônimo de independência,  de conseguir uma melhor oferta de emprego ou mesmo uma profissão. Queremos estimular o empoderamento feminino”, afirma

Segundo Vinicius Diniz, embora a maioria dos usuários que procura o Detran-AM para tirar a CNH, seja homens, nos últimos anos tem crescido o número de mulheres que buscam se habilitar, “por isso, decidimos homenageá-las, até como uma maneira de estimulo”.

De acordo Vinicius Diniz, dados da gerencia de Habilitação do Detran-AM, que é comandada por uma mulher, assim como a maioria dos setores do órgão estadual de trânsito do Amazonas, em 2016, dos 30. 673 dos habilitados naquele ano, 11.684 eram mulheres, cerca de 30% do total. No ano passado, esse percentual chegou a 42%. Dos 28.414 novos habilitados, 11.990 eram mulheres.

A autônoma Fernanda Dantas, de 27 anos, que veio ao Detran-AM buscar a primeira CNH compartilha do mesmo entendimento do diretor Vinicius Diniz. Sorridente com a homenagem e também com o mino (kit para cuidar das mãos e dos pés, com dois esmaltes), ela elogiou a iniciativa e reconheceu que “poder dirigir nos dias de hoje torna as mulheres mais seguras e independentes, além de ajudar no cuidado com a família”.

 

Mecânica de Salto Alto

Neste sábado (10/3), a partir das 08h será ministrado no auditório do órgão o curso de mecânica básica para 120 mulheres. O curso é direcionado exclusivamente para mulheres que procuram conhecer seu veículo. Outro curso já está agendando para Dia das Mães

O curso será ministrado pelos técnicos do órgão, durante dois sábados, 10 e 17 de março, no auditório da sede. A oficina é voltada para mulheres habilitadas ou não, interessadas em conhecer melhor seu veículo e em aprender como executar alguns serviços básicos.

O diretor presidente Vinicius Diniz explica que, durante as aulas, as condutoras terão informações teóricas e práticas sobre o manuseio de equipamentos dos veículos, como a troca de bateria e pneus, troca de óleo, verificação do nível de água e outros.

A capacitação também pretende proporcionar os conhecimentos necessários para que mulheres possam atuar na área de prestação de serviços de mecânica básica, no intuito de gerar oportunidade de emprego e renda.