Detran-AM  intensifica Fiscalização de Trânsito e Operação Lei Seca durante feriado prolongado

A partir desta quarta-feira (14/11), até a próxima quarta-feira (21/11), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) irá intensificar as fiscalizações de trânsito e as blitz da Lei Seca em todas as zonas de Manaus e nos municípios da Região Metropolitana.

 

De acordo com o diretor presidente do Detran-AM, Vinícius Diniz, durante o feriado prolongado as blitzs terão como foco a alcoolemia e outras infrações, com objetivo de prevenir ainda mais o número de acidentes. As atuações acontecerão em horários distintos, com equipes preparadas e com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BapTran).

 

A estratégia do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) será descentralizar suas equipes, fazendo com que seu raio de cobertura abranja áreas cada vez maiores. As principais avenidas e ruas da cidade receberão as equipes do Órgão e será montada uma estrutura nas vias paralelas nas quais deságua o trânsito e que podem ser tornar potenciais rotas de fuga para os infratores. Assim, a fiscalização se dinamiza, afastando-se do modelo tradicional da blitz estática e dessa forma detectando áreas onde ocorrem comportamentos como disputas de racha, ingestão de álcool, entre outros. De acordo com o coordenador do Neot, David Fernandes, os condutores flagrados dirigindo alcoolizados ou participando de ‘racha’ serão autuados administrativamente e criminalmente.

 

Durante as fiscalizações serão observados comportamentos de riscos como a falta de atenção do condutor, a exemplo do uso do celular e o não uso do cinto de segurança. Também será verificada a regularidade da documentação do veículo e condutores, com o objetivo de inibir fraudes e roubos e ainda a execução do teste do bafômetro.