Detran-AM e Arsam realizam fiscalização para coibir transporte clandestino de passageiros em Iranduba

 

Em operação realizada na manhã desta sexta-feira (18/05), para combater o transporte irregular de passageiros e atestar as condições de veículos e motoristas que trafegam na rodovia Carlos Braga, que liga Manaus ao município de Iranduba, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos no Estado do Amazonas (Arsam) e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), removeram 22 veículos durante a fiscalização. As ações iniciaram às 7h e se estenderam até o inicio da tarde.

UNHG1592[1]Ao todo, 82 autos de infração foram aplicados. As principais irregularidades detectadas foram motociclistas conduzindo sem usar capacete, condutores sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e veículos em mau estado de conservação. Um dos veículos apreendidos durante a fiscalização foi um caminhão que estava com licenciamento atrasado desde 2012, o condutor não possuía CNH e seis pneu estavam  carecas.

O coordenador do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot), Vinicius Pazos, afirma que além da blitz de repressão, os agentes são instruídos a passarem orientações para os condutores. “No caso desse caminhão, foi constatado que ele não tem a menor condição de continuar rodando, mas nossos agentes também orientam os motoristas a observarem as condições dos veículos antes de pegar a estrada, a utilização correta do cinto de segurança e do capacete no caso de motociclistas, ao excesso de lotação e a estarem com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e documento do veículo em dia”, explica.

De acordo com o chefe de Departamento de Transporte, Oziel Mineiro, durante a “Operação Iranduba’’, oito ônibus de linha regular e 20 táxis foram fiscalizados e destes, seis veículos foram notificados pela Arsam. “Estamos intensificando as fiscalizações na rodovia para coibir a circulação dos transportes clandestinos. Realizamos as vistorias, verificando o estado dos automóveis para assegurar que os usuários recebam um serviço de qualidade e conforto”, disse Mineiro, ressaltando que as ações de fiscalização continuarão amanhã, das 7h às 14h.