Manaus, 30 de Julho de 2014

INSTITUCIONAL SERVIOS CONSULTAS INFORMAES EDUCAO FORMULRIOS TRANSPARNCIA

FOTOS

Detran Registra Queda no Nmero de Vtimas Fatais em Acidentes de Trnsito em Manaus

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) registrou, no mês de outubro (até o dia 28), uma redução de 20% no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito na capital, como informa a diretora-presidente do órgão, Mônica Melo. Nesse período, ocorreram 12 casos, contra 15 registrados no ano passado. Entre os dias 21 e 27 deste mês, que incluem o feriado prolongado, não foi registrada nenhuma morte em acidentes de trânsito em Manaus.

Segundo Mônica Melo, o índice de acidentes com vítimas fatais já vem apresentando uma queda significativa desde os últimos meses. “Em setembro, por exemplo, tivemos uma redução ainda maior, de 50%. Foram registradas, em setembro do ano passado, 30 mortes no trânsito contra apenas 15, em igual período este ano”, complementa.  

Um dos fatores que contribuíram para a redução do índice de vítimas fatais em acidentes de trânsito na capital foi a criação da Lei Seca. “Do dia 20 de junho, época em que passou a vigorar a lei, até o dia 29 de outubro deste ano, 193 condutores foram autuados em flagrante por combinarem álcool e direção. Com a fiscalização intensa realizada nos últimos meses, os motoristas estão mais atentos ao cumprimento da lei”, ressalta a diretora.

Entre as ferramentas utilizadas pelo órgão para garantir o cumprimento das leis de trânsito e assegurar a integridade física dos cidadãos estão as atividades de fiscalização e educação voltadas para os condutores da capital. “Realizamos um trabalho diário, inclusive em fins de semana. Além das operações de fiscalização, que acontecem diariamente, promovemos campanhas educativas em escolas, empresas e pontos estratégicos da cidade, como forma de orientar os condutores quanto ao cumprimento da lei e à preservação da vida”, comenta Mônica Melo.

Outro trabalho voltado para a educação no trânsito são os cursos que o órgão oferece diariamente em sua sede, localizada na rua Recife. Atualmente, de segunda a sexta-feira, o Detran realiza cursos de reciclagem para condutores/infratores. Também durante a semana, inclusive aos sábados, acontecem cursos de atualização para aqueles condutores que obtiveram a Carteira de Habilitação na época em que vigorava a antiga lei.

Ainda segundo Mônica Melo, a redução no índice de vítimas fatais em acidentes de trânsito deve-se também à boa conduta adotada pelos motoristas de Manaus. “O condutor de Manaus parece estar mais consciente da importância de respeitar a lei. Um exemplo disso foi que, no último domingo, data do segundo turno das eleições municipais, o Detran não registrou qualquer ocorrência de motoristas dirigindo alcoolizados na capital”, informa.

Entre as causas mais comuns de acidentes que culminam com a morte de pessoas no trânsito estão o excesso de velocidade, ingestão de álcool e a falta do cinto de segurança. “São várias as imprudências no trânsito que acabam gerando acidentes com vítimas fatais e uma delas, que é bem recorrente, é o desrespeito aos pedestres. Eles ainda são as grandes vítimas do trânsito no país”, ressalta Mônica Melo.

Outro ato de imprudência que pode ser causa de acidentes é o fato de boa parte dos pedestres não preservarem a própria integridade física. “Alguns deles, por exemplo, ainda preferem caminhar pelo meio da rua a utilizar calçadas, passarelas e faixas de pedestres. A orientação é que todos os cidadãos façam a sua parte para que, juntos, consigamos manter essa redução e amenizar estas estatísticas”, finaliza a diretora do Detran.


Voltar